No Brasil, morrem 200 mil pessoas por ano em consequência do tabagismo, segundo o Instituto Nacional do Câncer (Inca). As mortes são causadas por, aproximadamente, 50 doenças relacionadas às substâncias nocivas presentes na fumaça do cigarro. O tabagismo é apontado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) como a principal causa de morte evitável no mundo.
Os dados preocupam ainda mais quando se considera a quantidade de fumantes no mundo: 1 bilhão e 200 milhões, segundo a OMS. Destes, pelo menos 30 milhões estão no Brasil. Na Paraíba, de acordo com o Comitê de Tabagismo da Associação Médica da Paraíba (AMPB), existem aproximadamente 550 mil fumantes, com cerca de 2,5 mil mortes anuais.
Para alertar sobre os malefícios do tabagismo, a Unimed João Pessoa promoverá uma ação nesta sexta-feira (31) - Dia Mundial sem Tabaco - na sede e no hospital da Cooperativa, na Torre. Das 9h às 16h, uma equipe da Promoção da Saúde da Cooperativa realizará, gratuitamente, teste de espirometria, utilizado para medir a capacidade respiratória.
O serviço é aberto ao público em geral, mesmo para quem não é cliente. As pessoas que apresentarem resultado abaixo da média serão orientadas a procurar um pneumologista. Também haverá distribuição de material informativo.
PROGRAMAÇÃO INTEGRADA
A iniciativa da Unimed JP está integrada às ações do Comitê Interinstitucional de Controle do Tabagismo na Paraíba. A programação tem início nesta terça-feira (28), às 20h, com palestras na Clínica Pulmonar, ministradas pela coordenadora do programa de Tabagismo do Instituto do Coração de São Paulo, Jaqueline Issa, e pelo presidente do Comitê de Tabagismo da Associação Médica da Paraíba (AMPB) e coordenador de Tabagismo da Sociedade Paraibana de Pneumologia e Tisiologia, Sebastião Costa.
Nesta quarta-feira (29), às 8h30, no auditório do Conselho Regional de Medicina da Paraíba (CRM-PB), será realizada a mesa-redonda \"O tabagismo e a mulher\", com apresentações de Sebastião Costa, Jaqueline Issa e da ginecologista e obstetra Lúcia Maria de Souza Araújo. O evento tem como público-alvo os profissionais das redes estadual e municipal da educação que trabalham com prevenção em saúde. A Unimed JP será representada na mesa-redonda pelo médico Genival Ferreira de Lima, responsável pela Promoção da Saúde da Cooperativa. No hall do CRM, haverá exposição de banners com imagens sobre os malefícios do tabagismo.
Na sexta-feira (31), além da ação na sede e no Hospital Unimed JP, haverá a exposição de banners e a distribuição de material educativo na Assembleia Legislativa.
O Comitê Interinstitucional é formado pela Unimed JP, AMPB, Sociedade Paraibana de Pneumologia e Tisiologia, Sociedade de Cardiologia da Paraíba, CRM-PB, entre outras instituições.