A população de Sousa, no Sertão paraibano, ganhou este mês dois projetos que ajudarão a melhorar a qualidade de vida no município: a primeira academia de ginástica ao ar livre da Paraíba e o projeto de acessibilidade PróRampas. As iniciativas são resultado de uma parceria entre o instituto de responsabilidade social da Unimed Sousa – o UniSol – e a prefeitura do município.
As obras foram entregues à população no dia 2 deste mês em uma solenidade realizada na Praça da Matriz de Sousa. Centenas de pessoas participaram do evento, que contou com a presença do presidente da Unimed Sousa, Gilberto Sarmento; do diretor de Marketing e Desenvolvimento da Unimed Brasil e presidente da Unimed JP, Aucélio Melo de Gusmão; do prefeito de Sousa, Fábio Tyrone; além secretários e vereadores do município.
Na academia ao ar livre, as pessoas poderão fazer ginástica gratuitamente. Ao todo, são 12 equipamentos de última geração que serão conservados pela prefeitura do município.
O projeto PróRampas consiste na construção de rampas de acesso para portadores de necessidades especiais em locais públicos de grande circulação. Inicialmente, já foram instaladas 120 rampas. Todas são sinalizadas de acordo com as normas vigentes e as placas têm informações sobre os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM), um conjunto de metas estabelecidas pela Organização das Nações Unidas (ONU) e que devem ser cumpridas até 2015 por 191 países, inclusive o Brasil.
O PróRampas foi concebido e implantado pioneiramente em João Pessoa, através de uma iniciativa do instituto de responsabilidade social da Unimed JP – o UniGente – e da empresa gestora do projeto, a Via Urbana Acessibilidade. Atualmente, já chegou a Campina Grande e a duas cidades do Ceará: Fortaleza e Caucaia. O PróRampas está concorrendo a dois prêmios nacionais: Prêmio Dr. Lutero Arno Renck de Educação e Capacitação, da Unimed Brasil; e 3º Prêmio ODM Brasil, do governo federal.
SATISFAÇÃO
O presidente da Unimed Sousa e secretário municipal da Saúde, urologista Gilberto Sarmento, explicou que o Instituto UniSol foi criado com o objetivo de idealizar, coordenar e executar projetos de responsabilidade social. As ações têm como foco o desenvolvimento sustentável; a preservação dos recursos naturais e culturais, respeitando a diversidade; e o desenvolvimento de iniciativas que reduzam as desigualdades sociais.
Representando as Unimeds de todo o País, o anestesiologista Aucélio Gusmão destacou que o UniSol já nasce como iniciativa vitoriosa ao implantar o PróRampas. De acordo com ele, o município está alinhado a “ações cidadãs” como ocorre em outros municípios brasileiros.
Para o prefeito Fábio Tyrone, ideias e ações como estas implantadas pela Unimed Sousa, através do Instituto UniSol, em parceria com a Prefeitura Municipal, elevam ainda mais o nível de civilidade da população. “Para o povo de Sousa, é gratificante a nossa cidade ser a primeira do Sertão nordestino a implantar em parceria com a iniciativa privada projetos inovadores de inclusão social”, declarou.