A Unimed do Brasil, confederação que reúne as Unimeds de todo o Brasil, recebeu terça-feira (23) à noite o Prêmio Amaral Gurgel de Ética nos Negócios, na categoria Responsabilidade Social, com o caso de sucesso do Selo de Responsabilidade Social. A premiação foi concedida pelo Instituto Brasileiro de Ética nos Negócios, em cerimônia realizada no auditório da Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM), em São Paulo.
“Recebemos esta premiação como um reconhecimento a uma de nossas ações mais expressivas, o Selo de Responsabilidade Social. Foi por meio dessa certificação que a Unimed do Brasil pôde conferir um investimento em responsabilidade social de mais de R$ 1 bilhão no mais recente Balanço Social”, afirmou o diretor de Marketing e Desenvolvimento da Unimed do Brasil e presidente da Unimed João Pessoa, Aucélio de Melo Gusmão.
“Também é um presente de aniversário para a Confederação Nacional das Unimeds, que reforça nosso compromisso com a ética nos negócios, pois o ramo de saúde só pode prosperar se valorizar o ser humano, a profissão médica e a medicina em todos os aspectos”, disse Aucélio Gusmão. Fundada no dia 28 de novembro de 1975, a Unimed do Brasil completa 35 anos no próximo domingo.
SOBRE O SELO
O Selo Unimed de Responsabilidade Social foi outorgado pela primeira vez em 2003 a 55 cooperativas da marca, certificadas por desenvolver programas por uma sociedade mais justa, ética e comprometida com o desenvolvimento sustentável. Anos depois, em 2010, foram 203 Unimeds certificadas, das 374 existentes, que atuam nas diversas partes do país. Para participar do processo do Selo, as cooperativas preenchem o Balanço Social e respondem a indicadores de responsabilidade social, elaborados especificamente para a realidade das cooperativas.
O Instituto Brasileiro de Ética nos Negócios tem sede em Campinas (SP). É uma associação de direito privado sem fins lucrativos. Esta foi a primeira edição da premiação. Anualmente, será homenageado um empresário de destaque – desta vez, foi João Augusto Conrado de Amaral Gurgel. O objetivo do prêmio, segundo a instituição, é “reconhecer e difundir exemplos de excelência na atuação responsável, promovendo e demonstrando suas práticas e ações empresariais”.
Concorreram com a Unimed do Brasil, na categoria Responsabilidade Social, Baesa, Eletrosul, Instituto 3M e Total Alimentos. As outras categorias premiadas foram: “Ética”, “Meio Ambiente”, “Sustentabilidade”, “Comunicação e Transparência” e “Voluntariado”.
TRABALHO EM JOÃO PESSOA
A Unimed João Pessoa também desenvolve um importante trabalho na área de responsabilidade social. Em 2005, o presidente Aucélio Gusmão fundou o Instituto UniGente, que completa cinco anos de fundação no dia 4 de dezembro.
Nestes cinco anos, o UniGente tem desenvolvido um importante trabalho, contribuindo para transformar a vida de milhares de paraibanos. Entre os projetos, estão o Mosaico, o PróRampas e o Coral Jovem UniGente. Para saber mais sobre estas iniciativas, clique aqui.
O trabalho do UniGente é focado nos oito Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM), que são oito metas que devem ser alcançadas até 2015por 191 países , inclusive o Brasil. Nesta sexta-feira (26), a Unimed JP, através do UniGente, lançará o Natal pela Vida, uma campanha que contribui para o Estado alcançar o primeiro ODM: acabar com a fome.