Desde o dia 5 de maio, a Unimed Brasil passou oficialmente a ser uma parceira do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) por meio da assinatura de um Memorando de Entendimento. O intuito é colaborar com a instituição e incentivar as 377 cooperativas médicas a promover o alcance dos Oito Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM), também conhecidos como “Oito Jeitos de Mudar o Mundo”.
Segundo o diretor de Marketing e Desenvolvimento da Unimed Brasil e presidente da Unimed JP e do Instituto UniGente, Aucélio Melo de Gusmão, a Confederação sempre esteve em sintonia para que valores universais sejam disseminados. “A assinatura do Memorando demonstra o reconhecimento por parte do PNUD a estas iniciativas”, destacou.
Os valores universais da Organização das Nações Unidas (ONU) atuam em defesa da liberdade, justiça, resolução pacífica de controvérsias, progresso social e melhores condições de vida, igualdade, tolerância e dignidade. O acordo prevê que a Unimed realize e incentive ações ligadas aos ODM e que o PNUD dê suporte técnico para a execução delas.
Válido por dois anos, descreve os compromissos assumidos pela Confederação. Entre eles, a divulgação dos ODM em meios de comunicação internos; a promoção das metas em nível nacional e local; e a implementação e monitoramento de projetos, ações e iniciativas, inspirados no modelo de trabalho desenvolvido pelo UniGente – instituto de responsabilidade social da Unimed JP.
CIDADANIA E SOLIDARIEDADE
Na mesma data em que a Unimed oficializou seu relacionamento com o PNUD, ela também aderiu ao Movimento Nacional pela Cidadania e Solidariedade. Na ocasião, a Confederação passou a ser membro do Comitê de Apoio à Secretaria Executiva do Movimento. Além dela, outras organizações fazem parte da coordenação, como o Instituto Ethos de Responsabilidade Social, o Centro de Orientação e Encaminhamento Profissional (COEP), o Banco do Brasil, a Caixa Econômica Federal, Empresa Brasileira de Correios e Telegráfos, Embraer e o próprio PNUD.
A Unimed João Pessoa, por meio do UniGente e em parceria com o Ministério Público da Paraíba, integra a equipe, atuando localmente. “Essa segmentação do Movimento é muito importante devido às particularidades de cada região do Brasil”, detalhou Aucélio Melo de Gusmão.
O Movimento foi criado em 2004 pela sociedade civil com o intuito de colaborar com o cumprimento, no Brasil, dos Oito Objetivos de Desenvolvimento do Milênio. Hoje fazem parte dele empresas, ONGs, governos, universidades, sindicatos etc. Os ODM foram assinados por 191 países, em Nova Iorque, durante uma Assembleia da ONU em 2000. O acordo prevê que, com o apoio da sociedade civil, eles sejam cumpridos até 2015.
OITO JEITOS DE MUDAR O MUNDO
1. Erradicar a extrema pobreza e a fome.
2. Atingir o ensino básico universal.
3. Promover a igualdade entre os sexos e a autonomia das mulheres.
4. Reduzir a mortalidade infantil.
5. Melhorar a saúde materna.
6. Combater o HIV/Aids, a malária e outras doenças.
7. Garantir a sustentabilidade ambiental.
8. Estabelecer uma Parceria Mundial para o Desenvolvimento.
(Com informações da Agência de Notícias da Unimed Brasil)