O Programa Unimed Abraça ODM, iniciativa da Unimed do Brasil com a finalidade de incentivar as cooperativas a desenvolverem ações voltadas para os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio, já contabiliza a adesão de 129 singulares de Unimeds pelo país.
Lançado há cerca de seis meses, durante o 7º Seminário de Responsabilidade Social em Londrina, o Programa da Unimed do Brasil reforça o compromisso firmado entre o Sistema e o Programa das Nações Unidas pelo Desenvolvimento (PNUD) firmado em maio de 2009.
Com o programa, a Unimed pretende intensificar e orientar as práticas de responsabilidade socioambiental do Sistema Unimed integradas aos Oito Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM) com ações e projetos mais uniformes. “Nossa expectativa é chegarmos ao final deste semestre superando a meta estipulada inicialmente, visto que muitas Singulares e Federações têm percebido o quanto abraçar esta causa pode agregar valor a sua imagem”, sinaliza Aucélio Melo de Gusmão, diretor de Marketing e Desenvolvimento da Unimed do Brasil. A Unimed do Brasil estipulou que, até o final do próximo mês de junho, 200 Unimeds terão aderido à iniciativa.
O Sistema Unimed é responsável por mais de 1,5 mil projetos desenvolvidos pelas singulares que estão ligados aos Objetivos do Milênio. Em 2009, a marca investiu R$ 27,7 milhões em ações relacionadas aos Objetivos do Milênio, que abrangeram 2.260.000 pessoas. Os números são do Balanço Social Unimed, que consolida informações de 225 cooperativas médicas (60% do total), que representam 77% do universo de clientes do Sistema e 85% dos 109,4 mil médicos cooperados.
INSTITUTO UNIGENTE
O Instituto de Responsabilidade da Unimed JP (UniGente), lançado em 2005, desenvolve várias ações com foco nos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM).
São várias as frentes de atuação do UniGente. Saúde, cidadania, ocupação e geração de renda, educação, preservação ambiental, desenvolvimento sustentável e voluntariado são alguns exemplos.
Os projetos beneficiam comunidades carentes no entorno da sede e do hospital próprio da Unimed JP, mas alcançam também instituições filantrópicas, funcionários e comunidade em geral, através de ações como as de promoção da saúde.
Entre os destaques, estão o Projeto Mosaico, de repercussão internacional; o Coral Jovem UniGente, que já se apresentou para o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva; e o PróRampas, que tornou mais fácil a mobilidade de portadores de necessidade especiais em João Pessoa.
O Instituto beneficia cerca de 40 mil beneficiados, direta ou indiretamente, por meio de projetos próprios ou desenvolvidos através de parcerias. Em princípio, as iniciativas ficaram restritas à Capital, mas cresceram de tal forma que extrapolaram as fronteiras da Paraíba e chegaram ao restante do país. Por conta de tudo isso, o UniGente conquistou o reconhecimento de uma das maiores e mais sérias instituições do mundo: a Organização das Nações Unidas (ONU). O Instituto recebeu o Memorando de Entendimentos do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud), documento que permite que uma instituição participe dos projetos do Pnud como parceira.
METAS DO MILÊNIO
Os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio são as oito metas, estipuladas pela Organização das Nações Unidas (ONU), que devem ser seguidas por 191 países, inclusive pelo Brasil, para a diminuição das desigualdades sociais no mundo. As metas devem ser alcançadas até 2015.
Confira, abaixo, quais são:
Oito ODM
1. Erradicar a extrema pobreza e a fome
2. Universalizar a educação básica de qualidade
3. Promover a igualdade entre os sexos e a valorização da mulher
4. Reduzir a mortalidade infantil
5. Melhorar a saúde das gestantes
6. Combater a Aids, a malária e outras doenças
7. Priorizar a qualidade de vida e o respeito ao meio ambiente
8. Estabelecer uma parceria mundial pelo desenvolvimento.