Em todo o País, 70 Unimeds já aderiram ao Programa Unimed Abraça ODM, iniciativa da Unimed do Brasil que tem a finalidade de incentivar as cooperativas a desenvolverem ações voltadas para atingir os Oito Objetivos de Desenvolvimento do Milênio. As metas definidas pela Organização das Nações Unidas (ONU), e que devem ser alcançadas até 2015 por 191 países, tem o objetivo de diminuir as desigualdades sociais no mundo.
O programa da Unimed do Brasil reforça o compromisso firmado entre a Unimed do Brasil e o Programa das Nações Unidas pelo Desenvolvimento (PNUD) firmado em maio de 2009.
Com o programa, a Unimed pretende auxiliar no alcance das Metas do Milênio pois alguns municípios brasileiros terão dificuldades para atingir o que foi estabelecido pela ONU para oito áreas. “Vamos unir em um só programa várias ações pulverizadas no Sistema Unimed. Desta forma, poderemos contribuir mais efetivamente para que as metas relacionadas à saúde sejam atingidas até 2015”, explica o presidente da Unimed João Pessoa, Aucélio Melo de Gusmão, que também é diretor de Marketing e Desenvolvimento da Unimed do Brasil.
O Sistema Unimed é responsável por mais de 1,5 mil projetos desenvolvidos pelas singulares que estão ligados aos Objetivos do Milênio. Em 2009, a marca investiu R$ 27,7 milhões em ações relacionadas aos Objetivos do Milênio, que abrangeram 2.260.000 pessoas. Os números são do Balanço Social Unimed, que consolida informações de 225 cooperativas médicas (60% do total), que representam 77% do universo de clientes do Sistema e 85% dos 109,4 mil médicos cooperados.