O UniGente vai distribuir cerca de três mil preservativos nestas terça e quarta-feira (13 e 14) no Busto de Tamandaré, na orla de João Pessoa. A ação será realizada das 5h30 às 8h da manhã e tem a finalidade de alertar as pessoas que fazem caminhada sobre a importância do uso de preservativos na prevenção das Doenças Sexualmente Transmissíveis (DSTs) e Aids. Além da entrega de preservativos, também haverá a distribuição de panfletos explicativos. O UniGente é o instituto de responsabilidade social da Unimed JP.
A ação contará com a participação de jovens da Bemfam - ONG que atua na área de planejamento familiar - e do Projeto Mosaico, iniciativa que busca a reintegração de jovens na sociedade através da arte milenar do mosaico. Ambos fazem parte das iniciativas apoiadas pelo UniGente.
Mas, o que promete chamar a atenção mesmo das pessoas é o Mascote do instituto. O personagem, que ganhou na semana passada o formato de um boneco de 2,10 metros de altura, foi criado com a finalidade participar dos eventos onde o UniGente marcar presença, levando informações que contribuam para melhorar a qualidade de vida.
IMPORTÂNCIA DO USO DE PRESERVATIVO
Embora a camisinha seja um dos métodos contraceptivos mais divulgados, seu uso ainda está cercado de equívocos e preconceitos. Muitos duvidam da importância do hábito de usá-la. Isso ocorre, geralmente, porque as pessoas não têm clareza sobre os riscos que podem correr ou então porque acreditam que a camisinha "atrapalha" a relação sexual. As informações não procedem.
Além de importante contraceptivo, a camisinha é um dos principais métodos para a prevenção de doenças sexualmente transmissíveis (DSTs) como Aids, gonorréia, sífilis, hepatite B, herpes genital e verruga genital (HPV). Trata-se de doenças sérias que podem trazer uma série de riscos e complicações para a saúde. Preveni-las depende muito da conscientização de cada um. Nesse processo, informação e camisinha, sem dúvida, são instrumentos bastante eficazes.
O aspecto saudável de alguém não é sinal de ausência da doença. Por isso, é tão importante que se use camisinha nas relações sexuais. Vale lembrar que o HIV é transmitido pelas secreções da vagina e do pênis, e não somente pelo esperma. Mesmo antes da ejaculação, o pênis já libera secreções que podem conter o vírus. A camisinha tem se mostrado um importante aliado para a diminuição dos casos de Aids no mundo todo, pois ela isola essas secreções durante ato sexual.
Muitas pessoas costumam alegar vários motivos para não usar camisinha: desconforto, confiança na parceira, vergonha e medo, entre outros. No entanto, nenhuma dessas razões é suficiente quando se reconhece o risco que se pode correr. Um aspecto importante para garantir o sexo seguro é o diálogo: a conversa pode evitar constrangimentos e equívocos e preservar os bons momentos que o sexo pode proporcionar.
DICAS SOBRE O USO DA CAMISINHA
- Retire o preservativo da embalagem individual somente no momento em que for usá-lo.
- Não rasgue a embalagem com os dentes para não correr o risco de danificar a camisinha;
- Mantenha a camisinha longe do sol e da umidade;
- Não utilize o preservativo mais de uma vez;
- Em caso de dúvida sobre como usar o preservativo, procure um médico ou o profissional do núcleo de saúde do seu bairro.
(Com informações da ONG Bemfam)