O Instituto de Responsabilidade Social Unigente receberá nesta terça-feira (1) o certificado de Entidade Comprometida com o Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável. A solenidade ocorrerá durante a entrega do Prêmio Lauro Pires Xavier, às 20h, no auditório Sérgio Bernardes, no Hotel Tambaú. A premiação faz parte das comemorações alusivas à Semana Estadual do Meio Ambiente.
Representando o UniGente, receberá o certificado a médica obstetra e membro do Conselho Diretor do Instituto, Tatiana Viana Fragoso. A abertura da solenidade contará com a apresentação do Coral Jovem UniGente.
A certificação, que é concedida pela Superintendência de Administração do Meio Ambiente do Estado (Sudema), e voltada para personalidades, empresas, universidades e trabalhos jornalísticos, que de uma alguma forma tenham desenvolvido projetos para diminuir o impacto ambiental; incentivado através do desenvolvimento sustentável; ou elaborado trabalhos que visem à luta pela justiça ambiental.
Na solenidade desta terça-feira, a Sudema irá conceder o certificado de Entidade Comprometida com o Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável a 18 instituições e empresas paraibanas. Deste total, três serão escolhidas para receber o Prêmio Lauro Pires Xavier.
O Instituto Unigente foi indicado para receber o prêmio pela realização do Projeto “Reciclar – Arte no Jardim”, realizado em parceria com a própria Sudema. O projeto tem beneficiado moradores de comunidades carentes de João Pessoa – Padre Hildon Bandeira, São Rafael e Paulo Afonso, todas localizadas no entorno do Hospital Unimed JP.
RECICLAR – ARTE NO JARDIM
O projeto Reciclar - Arte no Jardim tem o objetivo de promover a capacitação para a inserção no mercado de trabalho, de jovens em situação de risco social. Eles são contemplados com técnicas de reciclagem de papel. Além da qualificação para o mercado de trabalho eles recebem informações relativas ao meio ambiente e sua preservação, tornando-os agentes multiplicadores.
Para a coordenadora do UniGente, Núbia Gonçalves, ser reconhecido por inserir jovens carentes em atividades de preservação significa uma conquista de valor inestimável. “Para nós que fazemos o Instituto UniGente, esse momento é mais um reconhecimento pelos trabalhos que vem sendo desenvolvidos pela instituição no compromisso com o nosso planeta e meio ambiente”, disse.
NÓS PODEMOS PB
Ainda de acordo com Núbia Gonçalves, o Instituto UniGente é responsável pela disseminação voltada à preservação e conservação ambiental através dos seus parceiros. “O UniGente através do Movimento Nós Podemos Paraíba atua pelo alcance dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM). Entre eles estão à preservação e conservação do meio ambiente e os processos de desenvolvimento sustentável”, disse.
O Movimento Nós Podemos Paraíba, criado oficialmente no dia 31 de julho deste ano, tem como finalidade divulgar, disseminar e monitorar projetos sociais em toda a Paraíba, que visem ao cumprimento dos ODM, oito metas estipuladas pela Organização das Nações Unidas (ONU) e que devem ser cumpridas até 2015 por 191 países, inclusive o Brasil.
O Nós Podemos Paraíba já conta com mais de 70 adesões. Ele está estruturado através de núcleos espalhados por todo o Estado para dar apoio técnico e logístico aos projetos e ações das organizações regionais e locais. Para isso, entretanto, é muito importante a participação de mais organizações públicas e privadas. Para fazer parte do Movimento, basta ligar para os números 2106-0711 e 2106-0712 ou enviar e-mail para [email protected].