O UniGente conseguiu reforçar a sua atuação no combate à fome. O instituto de responsabilidade social da Unimed JP passou a integrar o Programa Cozinha Brasil - Alimentação Inteligente. A inclusão ocorreu terça-feira, na Universidade Federal da Paraíba (UFPB),durante o lançamento do Fórum Permanente de Responsabilidade Social da Paraíba, integrado por diversas instituições e entidades do Estado.
Desenvolvido pelo Conselho Nacional do Sesi em parceria com o Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, o programa é uma cozinha experimental pedagógica, montada em unidade móvel. Ela é projetada para ensinar o preparo de alimentos a baixo custo e alto valor nutritivo, utilizando preferencialmente os recursos da própria região para a elaboração de refeições sadias e saborosas.
A coordenadora do UniGente, Núbia Gonçalves, explicou que durante o curso os participantes aprendem, por exemplo, a aproveitar cascas de frutas com valor nutritivo para fazer outros tipos de alimentos ou sucos. Ela disse que o Cozinha Brasil parte do princípio de que para erradicar a fome é preciso mais do que promover a simples distribuição de alimentos. É necessário levar conhecimento à população, por meio de ações educativas permanentes, para que cada pessoa possa produzir, processar, consumir e conservar os produtos da melhor forma possível, com o mínimo de desperdício e o máximo aproveitamento das suas qualidades nutricionais.
Núbia Gonçalves informou que a unidade móvel que será utilizada pelo UniGente foi disponibilizada pela Federação das Indústrias do Estado da Paraíba (Fiep). "Desta forma, estaremos elevando a qualidade de vida de nossa comunidade interna e externa através do incentivo ao consumo de alimentos saudáveis", comemora a coordenadora.
MODALIDADES DE ATENDIMENTO DO PROGRAMA
1- Curso de 10 horas: O curso é teórico-prático, com duração de 10 horas, nas quais são ensinadas 12 preparações do programa, acessível a todos os interessados, a partir de 18 anos.
2- Curso para Multiplicadores (24 horas): Trata-se de um treinamento teórico-prático diferenciado no qual, além das receitas do programa, são abordados temas como nutrição, influência do comportamento alimentar na saúde, higiene, manipulação dos alimentos, técnicas dietéticas e culinárias, bem como conceitos específicos do programa. É voltado para pessoas que exercem alguma liderança local: agentes comunitários, cantineiras de escolas, asilos, creches etc.
3 - Alimentação a baixo custo: O curso é teórico-prático, com duração de 24 horas. Nesse curso são ensinadas 20 preparações do programa e no final os participantes recebem o livro "Alimente-se bem com 1,00".
Independentemente da modalidade de atendimento, os cursos são gratuitos.