Investir “maciçamente” em educação e conscientizar a sociedade para necessidade de se derrubar o “mito” de que o trabalho infantil é uma saída para a criança pobre. Este será um dos tópicos abordados no seminário “Educação X Trabalho Infantil”, que será realizado hoje (13), das 8h às 18h, no auditório da Reitoria da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), no Campus I, em João Pessoa. O Instituto UniGente está participando do evento, que integra a programação do Dia Mundial de Combate ao Trabalho Infantil – 12 de junho.
O seminário inclui apresentação cultural, lançamentos de livros, palestras, mesa-redonda e debates sobre “A relação entre Educação e Trabalho Infantil”, “Protagonismo Juvenil: Experiências de Jovens Trabalhadores”, “Trabalho Infantil na Paraíba - Evolução e Situação Atual” e “Ações da Rede de Combate ao Trabalho Infantil no Estado da Paraíba (SRTE, MPT, UFPB, SEDH. SEC e FEPETI)”.
O objetivo do evento é debater a relação entre educação e trabalho infantil, visando ampliar a participação da sociedade no controle ao trabalho precoce; conhecer as ações desenvolvidas no Estado; e propor encaminhamentos que fortaleçam o combate ao trabalho infantil na Paraíba.
O dia 12 de junho foi estabelecido pela Organização Internacional do Trabalho (OIT) como Dia Mundial Contra o Trabalho Infantil. No Brasil, a Lei 11.542, aprovou a data como o Dia Nacional contra o Trabalho Infantil.