O que precisa mudar no Brasil para a sua vida melhorar de verdade? Para responder a pergunta, basta participar da campanha “Brasil Ponto a Ponto”, iniciada no último dia 6 pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD). O resultado da pesquisa ajudará na elaboração do tema do Relatório de Desenvolvimento Humano da Organização das Nações Unidas (ONU), que será discutido junto ao governo e à população e publicado no Brasil em 2010.
A ideia é promover, também, a discussão pública sobre os grandes problemas nacionais dentro de uma perspectiva de desenvolvimento humano. Não se trata de perguntar o que é necessário para melhorar o Brasil, mas sim o que é importante para melhorar a vida das pessoas no País.
A campanha não tem uma meta quantitativa - a meta é qualitativa. A proposta é usar instrumentos diversos para escutar pessoas de todos os tipos, reunindo diferentes opiniões. Com isso, o PNUD quer estimular o debate, assumindo um compromisso com a população de que sistematizará suas opiniões e devolverá os resultados com focos concretos e pragmáticos.
A “Brasil ponto a ponto” conta com a parceria de diversas instituições, entre elas o Governo Federal, o Ministério do Planejamento, TIM, Natura, Sebrae e Rede Globo de Televisão. Na Paraíba, a campanha é liderada pelo Instituto UniGente, representante estadual do PNUD e promotor de uma audiência pública, em dezembro do ano passado, que iniciou as discussões da campanha.
Mais informações sobre a “Brasil ponto a ponto” podem ser encontradas na página principal da campanha (clique aqui e acesse).