• Início
  • Notícias
  • UniGente investe na educação para o consumo consciente sustentável

Notícias

UniGente investe na educação para o consumo consciente sustentável

Publicada em 20/06/2007 às 15h13

Aucélio Gusmão e Tânia Escorel receberam blocos confeccionados através de projeto do UniGente Aucélio Gusmão e Tânia Escorel receberam blocos confeccionados através de projeto do UniGente

A Diretoria Executiva da Unimed JP (Direx) vai passar a utilizar blocos de anotações confeccionados pelos jovens do Projeto Reciclar – Arte no Jardim, realizado pelo UniGente em parceria com a Superintendência do Meio Ambiente da Paraíba (Sudema). A utilização dos blocos pela Direx está integrada ao programa do UniGente voltado para o fortalecimento da prática do consumo consciente sustentável e segue o princípio de que o “exemplo parte de casa”.

Hoje pela manhã (20), o presidente Aucélio Melo de Gusmão e a diretora administrativa Tânia Escorel receberam exemplares dos blocos. O material é ilustrado com situações de preservação ambiental e alguns deles incluem a imagem do mascote do instituto. Além de integrarem a diretoria da Cooperativa, Aucélio Gusmão e Tânia Escorel também são, respectivamente, presidente e vice-presidente do UniGente.

CONSCIENTIZAÇÃO

A conscientização para o consumo consciente sustentável está sendo feita pelo UniGente através de oficinas voltadas, principalmente, para os participantes dos programas de geração de emprego e renda do instituto, como o “Reciclar – Arte no Jardim” e o “Mosaico”.

Os jovens do “Reciclar - Arte no Jardim”, por exemplo, transformam o papel utilizado pela Unimed JP e pela Sudema em papel reciclado para, em seguida, confeccionar blocos, pastas, cartões e envelopes. Além de garantir uma renda extra, eles ainda contribuem para a preservação ambiental. Em outras palavras: praticam consumo consciente sustentável.

A maioria dos participantes do “Reciclar” são jovens das comunidades São Rafael, Padre Hildon Bandeira e Paulo Afonso, mas ele também reúne familiares de cooperados e colaboradores da Unimed JP. O UniGente informa que abriu 10 novas vagas para o projeto, que funciona no Horto do Jardim Botânico da Capital. Os interessados devem se inscrever através do e-mail [email protected] ou do telefone 2106-0712.

SAIBA MAIS

O conceito de consumo sustentável passou a ser construído a partir do termo desenvolvimento sustentável, divulgado com a Agenda 21, documento produzido durante a Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente e Desenvolvimento, realizada em 1992 no Rio de Janeiro. A Agenda 21 relata quais as principais ações que devem ser tomadas pelos governos para aliar a necessidade de crescimento dos países com a manutenção do equilíbrio do meio ambiente.

Os temas principais desse documento tratam de mudanças de padrões de consumo, manejo ambiental dos resíduos sólidos e saneamento e abordam ainda o fortalecimento do papel do comércio e da indústria. O desafio de que todos passem a pensar seriamente na necessidade de reciclar, de adotar um novo estilo de vida e de padrões de consumo é uma tarefa dos governos, cidadãos e cidadãs.