Notícias

UniGente homenageia empresas e lança Revista Acessibilidade

Publicada em 03/12/2007 às 19h48

O Centro de Atividades Especiais Helena Holanda foi uma das instituições homenageadas O Centro de Atividades Especiais Helena Holanda foi uma das instituições homenageadas

Quase 100 pessoas lotaram o auditório do Hospital Unimed JP, com um único propósito: lutar pela inclusão dos deficientes físicos. A começar pela participação especial da colaboradora Eliane, da Telefonia, que teve a oportunidade de cantar para os presentes.

O presidente da Unimed João Pessoa, Aucélio Gusmão, abriu o evento com a entrega do selo “Amigo do Deficiente”, que reconheceu o trabalho de 12 empresas que desenvolvem ações de responsabilidade social voltadas para a acessibilidade. O selo é uma iniciativa do Instituto UniGente e da Associação Paraibana dos Deficientes (Aspadef).

As empresas homenageadas foram: Hospital Unimed JP, Hiper Bompreço, Gráfica Santa Marta, Lojas Maia, Manaíra Shopping, São Braz, Brastex, Curadoria dos Direitos do Cidadão, Funad, Conselho Estadual dos Direitos das Pessoas com Deficiência, Prefeitura de João Pessoa e Centro de Atividades Especiais Helena Holanda (CAEHH).

O presidente agradeceu a presença de todos e apresentou o Projeto Pró-Rampa. “Não podemos resolver o problema de todos, mas estamos sempre lutando para atenuar o problema de grande parte”, comentou Aucélio Gusmão.

A diretora Administrativa da Cooperativa, Tânia Menezes, afirmou que a inclusão do deficiente na sociedade e no mercado de trabalho é uma preocupação constante do Instituto Unigente e da Unimed JP. “Temos o dever moral de fazer com que essas pessoas incluam-se no cotidiano normal, sem dificuldades”, relatou. A cooperativa contratou o primeiro empregado portador de algum tipo de deficiência em 1987. Hoje, esse número chega a 66, totalizando Sede e Hospital.

O Projeto Pró-Rampa oferece a garantia de acesso aos portadores de necessidades especiais ao seu ambiente de trabalho e outros ambientes como lojas, cinemas, shoppings, etc. No ano passado, foram construídas 216 rampas de acesso em alguns bairros da Capital, todas de acordo com os padrões ideais de acessibilidade e segurança. Para 2008, mais 300 rampas serão construídas. “As rampas têm o objetivo de proporcionar aos que precisam uma melhor locomoção”, afirmou o diretor Financeiro da Unimed JP, João Modesto, durante a apresentação do projeto.

Em seguida, Aucélio Gusmão lançou a Revista Acessibilidade, criada pelo Instituto UniGente, com a colaboração da Serquip, empresa que retira resíduos hospitalares. Nesta primeira edição, os leitores irão conferir artigos do presidente Aucélio Gusmão; do diretor Financeiro, João Modesto; e da diretora Administrativa, Tânia Menezes; além do curador Hamilton Neves Filho, coordenador do Centro de Apoio Operacional às Promotorias (CAOP), e outros especialistas no assunto.

Valberto Cosme de Lira, curador de Defesa dos Direitos do Cidadão, elogiou a iniciativa e afirmou: “Já dizia um pensador: Sonho que se sonha junto é o começo de uma realidade. Com essa união, vamos conseguir chegar no topo”.

Os 5 mil exemplares da revista estão sendo distribuídos gratuitamente e já podem ser adquiridos na Sede do Instituto UniGente. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 2106-0712, ou pelo e-mail: [email protected]

Para finalizar, o Aucélio Gusmão alertou os presentes para a importância das ações de responsabilidade social. “Quanto mais pessoas e instituições se unirem, melhor será o resultado final”.