• Início
  • Notícias
  • UniGente fecha mais uma parceria e promove Semana de Combate às Drogas

Notícias

UniGente fecha mais uma parceria e promove Semana de Combate às Drogas

Publicada em 15/09/2007 às 07h

Coronel Francisco, um dos coordenadores da Campanha Coronel Francisco, um dos coordenadores da Campanha

Hipócrates considerado “o legislador da medicina”, antecipou-se ao tempo ao conceituar que “em medicina é melhor prognosticar do que diagnosticar”, frase que a sabedoria popular traduziu como “é melhor prevenir do que remediar”.

 
E a maior parceira da prevenção é a informação. Por esse motivo o Instituto de Responsabilidade Social da Unimed JP (UniGente) está apoiando a Semana de Combate às Drogas, iniciada no dia 5 (quinta).
 
Hoje (15) serão promovidas duas ações anti-drogas. Enquanto oficiais, professores e atletas estarão distribuindo folders educativos sobre o assunto, em frente à Churrascaria Picanha de Ouro, crianças, professores e pais discutirão diversas formas de atingir as metas dos 8 Objetivos de Desenvolvimento do Milênio, no Clube dos Oficiais. Os eventos serão iniciados por volta das 9h.
 
DROGAS
 
O uso de drogas é um fenômeno mundial e acompanha a humanidade desde as primeiras civilizações. Atualmente, apesar de variar de região para região, afeta praticamente todos os países. Entretanto, nas últimas décadas, as tendências do uso de drogas - especialmente entre jovens - começaram a convergir. No mundo todo, cerca de 200 milhões de pessoas - quase 5% da população entre 15 e 64 anos - usam drogas ilícitas pelo menos uma vez por ano.
 
Na Paraíba, esse número não é muito diferente. De acordo com dados da Polícia Militar, a cada 4 crianças da Rede Pública de Ensino, 1 já está envolvida em drogas. E mais: 90% iniciam o consumo por falta de informação. “A violência está crescendo muito na Paraíba por causa das drogas, chegando a ser destaque negativo na mídia brasileira”, comentou o Coronel Francisco, um dos coordenadores da Campanha.
 
CAMPANHA DE COMBATE ÀS DROGAS
 
Como agentes ativos do processo da melhoria da violência, alguns policiais decidiram se engajar na Campanha pelo fim das drogas, de forma preventiva e profilática. Assim, desde o dia 5 (quinta), estão sendo promovidas diversas palestras sobre o assunto em escolas públicas, privadas e comunidades carentes.
 
Para o Coronel Francisco, “conhecimento se adquire com o intercâmbio de informações e, para fugir das drogas, é preciso ter o corpo fechado para safar-se das artimanhas propagadas e ser cego e surdo, para não ver nem ouvir o sedutor canto da sereia”. “Afinal, vício é escravidão para o resto da vida! Combater as drogas é o requisito mais importante para recuperar a saúde pública”, comentou.
 
Segundo ele, mais de mil pessoas já assistiram às palestras sobre prevenção às drogas. “Nosso trabalho é contínuo. Antes de iniciarmos as apresentações, passamos por um curso no Programa PROERD, em Campina Grande, que foi iniciado nos Estados Unidos e adaptado para a nossa realidade. Esse curso é totalmente voltado para os policiais”, complementou.
 
PARCERIA
 
A Semana de Combate às Drogas é uma promoção da Polícia Militar, em parceria com o UniGente. As duas instituições firmaram acordo no início deste mês e desde então estão planejando ações de responsabilidade social com o intuito de promover e alcançar as metas dos 8 Objetivos de Desenvolvimento do Milênio.
 
“É preciso unir os interessados em torno de um pacto de integridade de respeito à lei. Que se adotem procedimentos e diretrizes estimuladores de mudança de conduta no seu compromisso com o interesse coletivo”, concluiu o Coronel Francisco.
 
Qualquer pessoa pode fazer parte do UniGente. Para isso, basta ligar para o telefone 2106-0712 ou enviar e-mail para [email protected]. A participação maciça é muito importante para a concretização dos diversos projetos do instituto, que não tem fins lucrativos.