Cerca de 300 rampas foram construídas ou reformadas em 2008, na Capital, através do Projeto PróRampas, desenvolvido pelo Instituto UniGente e pela empresa Via Urbana com o apoio de instituições públicas e privadas e de entidades como a Associação Paraibana dos Deficientes (Aspadef). Com isso, o número de rampas disponibilizadas desde que o projeto foi criado, em 2007, chega a 500.
Iniciativa pioneira no Brasil, o PróRampas tem a finalidade de facilitar a acessibilidade para pessoas com dificuldades de locomoção temporárias ou permanentes. Os resultados têm sido bastante satisfatórios, tanto que o projeto, em breve, será levado para o interior da Paraíba e já existem articulações para que seja implementado em outros estados.
Campina Grande será a segunda cidade paraibana beneficiada como PróRampas. Neste município, a implementação ocorrerá em parceria com a empresa São Braz, que arcará com todos os custos. A meta é construir 100 rampas a partir de fevereiro de 2009. Para a implementação em outras cidades do País, está sendo estudada uma parceria com o Banco do Brasil.
DIFICULDADES
Segundo dados da Aspadef, 18,7% da população da Paraíba é portadora de algum tipo de deficiência que dificulta a locomoção. O número corresponde a 646 mil pessoas que, diariamente, enfrentam barreiras para freqüentar restaurantes, praias, teatros, bibliotecas, cinemas, estádios e hotéis, entre diversos outros locais.
As empresas que tiverem interesse em firmar parceria para participar do PróRampas devem ligar para o UniGente ( 2106-0712) ou enviar e-mail para [email protected].