Iniciativas de sucesso na preservação ambiental receberão agora, na Paraíba, uma certificação especial. É o Prêmio Verde que será lançado nesta terça-feira (5), Dia Mundial do Meio Ambiente, pelo instituto de responsabilidade social da Unimed JP - o UniGente - e pela Superintendência do Meio Ambiente (Sudema).
O lançamento será às 15 horas no auditório da Sudema, no Centro da Capital. A vice-presidente do UniGente e diretora administrativa da Unimed JP, Tânia Escorel, e o superintendente da Sudema, Régis Cavalcante participarão da solenidade. A ação faz parte da Jornada Comemorativa do Meio Ambiente que está sendo promovida pelo UniGente desde 23 de maio.
A jornada está integrada ao sétimo Objetivo do Milênio (ODM), que é promover a qualidade de vida e o respeito ao meio ambiente. Definidos pela Organização das Nações Unidas (ONU), os oito objetivos do milênio também são uma meta do UniGente.
RECONHECIMENTO
O “Prêmio Verde” será concedido em reconhecimento a iniciativas de sucesso relacionadas à preservação do meio ambiente. A premiação inclui cinco categorias - Individual, Social, Reportagem Ambiental, Empresarial e Destaque Governamental. Haverá três indicações para cada uma delas, mas somente um vencedor por categoria.
A indicação será feita de duas maneiras distintas: através de uma comissão da Sudema e do UniGente e através de urnas que serão colocadas em shoppings e supermercados de João Pessoa. A entrega do certificado aos vencedores deverá ocorrer no final do ano.
Para a vice-presidente do UniGente, Tânia Escorel, a data para lançamento do prêmio é muito propícia. “Não tem nada melhor do que o Dia Mundial do Meio Ambiente para lançarmos um prêmio de grande importância para todos que se preocupam e combatem a degradação do meio ambiente”, declarou.
O superintendente da Sudema, Régis Cavalcante, destacou que a finalidade da premiação é retribuir o empenho das pessoas que contribuem para a preservação da natureza, algo fundamental para o equilíbrio do homem. “Será uma forma de incentivar a preservação da natureza, patrimônio constantemente ameaçado”, disse. “A conservação é primordial para a qualidade de vida dessa e das próximas gerações”, disse.
O Prêmio Verde será concedido com o apoio de diversas entidades e instituições parceiras do UniGente, a exemplo da Universidade Federal da Paraíba, do Centro Federal de Educação Tecnológica, do Programa para o Desenvolvimento das Nações Unidas (PNUD) e Banco do Brasil, além de prefeituras, ONGs, empresas públicas e privadas e organizações internacionais como o Green Peace.
AS CATEGORIAS
- Conquista individual: para a pessoa física que mais contribuir para a defesa da natureza;
- Conquista social: para entidades não-governamentais que tenham criado algum programa para preservação da natureza;
- Imprensa de Reportagem Ambiental: voltada para jornalistas que produziram reportagens em defesa do meio ambiente;
- Categoria empresarial: para empresas privadas que desenvolveram algum projeto voltado para a preservação da natureza.
- Destaque governamental: para órgãos oficiais que atuaram na preservação do meio ambiente.
OUTRAS ATIVIDADES
O lançamento do Prêmio Verde será à tarde, mas a programação da Jornada Comemorativa do Meio Ambiente terá início bem cedo. Das 8h ao meio dia, na Avenida Walfredo Leal, no Centro, o UniGente e a Sudema entregarão mudas de plantas, pequenas sacolas de lixo para motoristas (os “lixitos”) e cartilhas sobre preservação ambiental. A ação se concentrará em frente à sede da Sudema e contará com a participação de voluntários da Escola Estadual Raul Córdula e das comunidades Padre Hildon Bandeira e São Rafael.
Em parceria com a Cagepa, também haverá ação paralela na Praça Pedro Américo das 9h às 17h. No local será feita distribuição de mudas, de folderes e de lixitos. Já ao meio-dia, haverá entrega de lixitos a motoristas na Epitácio Pessoa / Avenida Rui Carneiro. O mascote do UniGente e o da Sudema – o Sudeminha - marcarão presença, chamando a atenção dos motoristas para a importância da preservação ambiental.
À tarde, antes do lançamento do Prêmio Verde, haverá uma blitz para entrega de sacolas de lixo em frente ao Colégio Geo, na Rui Carneiro. Alunos da instituição participarão da atividade. O dia de comemorações será encerrado na Escola Construindo o Saber, em Intermares, Cabedelo. Com o apoio de alunos da instituição, será feita distribuição de “lixitos”. A idéia é contribuir para a preservação da praia, conhecida por ser local de nascimento de tartarugas.