• Início
  • Notícias
  • UniGente e PNUD vão realizar audiência pública em João Pessoa

Notícias

UniGente e PNUD vão realizar audiência pública em João Pessoa

Publicada em 11/12/2008 às 08h49

O Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) e o Instituto UniGente realizarão uma audiência pública segunda-feira (15), das 14h às 18h, no auditório master do Sebrae, em João Pessoa, para discutir os principais problemas que afetam o dia-a-dia da população na Capital e no Brasil. Os pontos abordados nas discussões servirão de subsídio para elaboração da próxima edição do Relatório de Desenvolvimento Humano da Organização das Nações Unidas (ONU).

A audiência tem como público-alvo representantes de instituições privadas e públicas, a exemplo de prefeitos, vereadores, presidentes de entidades e dirigentes de empresas. Além do PNUD e do UniGente, o evento será realizado em parceria com o Sebrae-PB, Universidade Federal da Paraíba (UFPB), Ministério Público da Paraíba (MP-PB) e empresa São Braz.

O novo Relatório de Desenvolvimento Humano para o Brasil já está sendo preparado pelo PNUD e deverá ser publicado no início de 2010. A audiência será o momento de a sociedade paraibana dizer o que acha interessante constar no documento. “Esse relatório quer falar sobre o que podemos fazer para termos desenvolvimento humano”, informa a equipe responsável pela organização do documento.

Para o PNUD, o desenvolvimento humano tem um conceito mais amplo do que o de recursos materiais. “O desenvolvimento humano é promovido quando as pessoas podem levar vidas felizes e produtivas, nas quais elas tenham as capacidades e oportunidades para ser aquilo que desejam”, explica a equipe. “Uma vida com desenvolvimento humano é uma vida sem discriminações, sem opressões, onde as pessoas possam ter a liberdade de escolha de suas opções de vida como também acessos aos meios para concretizar essas opções”, afirma.

Todos estas questões serão discutidas na audiência pública de segunda-feira. “Entendemos que é fundamental escutar a sociedade brasileira para a identificação e escolha do tema [do relatório]. Somente com a participação dos indivíduos podemos fazer um relatório que seja um documento vivo, utilizado pelas pessoas”, destaca a equipe do PNUD.

FORMATO

A audiência pública será aberta com uma breve apresentação sobre as pretensões do Relatório de Desenvolvimento Humano. Em seguida, haverá um momento para reflexão e preenchimento de um questionário individual com apenas uma pergunta sobre o tema que a pessoa sugere para o documento. Após isso, será aberto espaço para que cada participante defenda o seu tema.

A audiência tem três principais etapas. No primeiro, será registrada a resposta das pessoas. No segundo, será feito o registro de suas razões, que podem ajudar a equipe do relatório a entender o grau de complexidade dos temas, de importância contextual e relevância para a cidade. O último objetivo será o convite às instituições e às pessoas que as representam para a realização de parcerias para a formatação do relatório em produtos que possam ser entendidos e veiculados ao grande público.