Nas sociedades modernas, onde o dinheiro, sob as suas múltiplas formas, permeia toda a vida como o indispensável elo de ligação, os direitos e deveres dos cidadãos estão mais ou menos firmemente definidos. As remunerações e outras formas de proventos constituem os alicerces da estabilidade, permitindo que a sociedade, como um todo, possa prosseguir suas vidas com relativa tranqüilidade.
Porém, as receitas que o Estado consegue gerar, assim como o setor não governamental, não são suficientes para dar conta de todas as necessidades e ambições da comunidade. Há que, por isso, lançar a rede para apanhar o esforço contido no Voluntariado.
Assim tem trabalhado o UniGente, Instituto de Responsabilidade Social da Unimed João Pessoa. Com 18 programas, entre os quais o UniAmigos da Alegria e o Reciclar, o Instituto promove ações para a melhoria do bem estar social, com a geração de renda, melhoria do meio ambiente e cidadania.
A Banda Marcial Maria de Fátima Camêlo, da Escola Cenecista João Régis faz parte do programa e está presente em todas as ações do UniGente, da mesma forma que alguns colaboradores e esposas de cooperados.
O Programa de Voluntariado do UniGente é formado por colaboradores da Unimed e por pessoas interessadas em participar. Segundo o Instituto, o único requisito para ingressar no programa é vontade. Basta ter vontade de ingressar no programa e tempo disponível para concretizar as ações. O intuito é fazer com que as pessoas se interessem cada vez mais e possam entrar na luta contra as desigualdades sociais, efetivando e facilitando ações em prol da sociedade mais carente.