Desde que o projeto PróRampas foi criado, em 2007, mais de 500 rampas já foram construídas ou reformadas na Capital. Os resultados são tão satisfatórios que ele será levado para o interior da Paraíba. Em Campina Grande, por exemplo, está prevista a construção de cerca de 100 rampas até o final deste ano. As primeiras 30 unidades já podem ser vistas no centro da cidade, algumas delas na Praça da Bandeira e calçadas do Colégio das Damas e Shopping Popular Edson Diniz.
As rampas estão sendo construídas, conforme informações do diretor da empresa Via Urbana, de acordo com as exigências da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), inclusive com sinalização aérea. No local de cada rampa será instalado um poste com placas para uso de propagandas de empresas. Parte do dinheiro arrecadado com este serviço será destinado às associações de portadores de deficiência
Segundo informações divulgadas no Jornal da Paraíba, no último sábado, a instalação de rampas nas principais ruas de Campina Grande é uma reivindicação antiga da sociedade campinense e da Associação Fraternidade Cristã de Deficientes (FCD).
O projeto desenvolvido pelo Instituto UniGente e pela empresa Via Urbana, já construiu e recuperou mais de 500 rampas em João Pessoa em áreas de grande circulação de pessoas ou em outros locais como igrejas e escolas.
Iniciativa pioneira no Brasil, o PróRampas tem a finalidade de facilitar a acessibilidade para pessoas com dificuldade de locomoção temporária ou permanente. O projeto conta com o apoio de instituições públicas e privadas e de entidades como a Associação Paraibana dos Deficientes (Aspadef).