• Início
  • Notícias
  • UniGente alerta sobre a preservação ambiental no Dia Mundial da Terra

Notícias

UniGente alerta sobre a preservação ambiental no Dia Mundial da Terra

Publicada em 22/04/2009 às 18h29

Nesta quarta-feira (22), é comemorado o Dia Mundial da Terra. A data é festejada por milhares de organizações em centenas de países, com o objetivo de conscientizar as pessoas sobre a importância da preservação do Planeta Terra.

O Dia da Terra foi criado em 1970 quando o Senador norte-americano Gaylord Nelson convocou o primeiro protesto nacional contra a poluição. A partir de 1990, outros países passaram a celebrar a data.

A ideia é que, em todo o mundo, milhares de pessoas se organizem em atividades como limpeza de praias, palestras sobre aquecimento global, campanhas de reciclagem, concursos, workshops, shows e outros eventos culturais que realmente estejam voltados para a questão da preservação do planeta.

A consciência sobre o equilíbrio do planeta é urgente e imprescindível.Os recursos naturais, essenciais para a vida humana não podem ser repostos. O pensamento deve ser global, mas a ação local é fundamental. É assim que pensa o instituto de Responsabilidade Social da Unimed JP, UniGente.

Um dos projetos do instituto, o Reciclar, destinado a jovens de comunidades carentes próximas ao Hospital Unimed JP, como Padre Hildon e São Rafael, capacita os integrantes na técnica da reciclagem com o objetivo de possibilitar uma reflexão sobre a educação ambiental, ao mesmo tempo que gera renda para essas pessoas através da comercialização dos materiais.

8 JEITOS DE MUDAR O MUNDO

Qualidade de vida e respeito ao meio ambiente é o sétimo Objetivo de Desenvolvimento do Milênio (ODM), estabelecido pela Organização das Nações Unidas (ONU), em 2000, ao analisar os grandes problemas mundiais.

Os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODMs) são uma espécie um conjunto de metas sociais que devem ser cumpridas até 2015.

MENSAGEM DO UNIGENTE

Terra MÃE!

Terra BOA!

Terra FÉRTIL!

SERVE seus filhos, com os frutos do seu solo;

ABRIGA os irmãos animais e do subsolo supre os minerais;

A NATUREZA instituiu leis que devemos seguir.

Uma das mais importantes é a de conciliar o ciclo econômico com a linha finita do recursos naturais.

Quando o ciclo econômico é mais rápido que a regeneração dos desgastes, provoca-se entropias (desordem) na termodinâmica (nos processos de transformação de energia) da TERRA;

Quebra-se o princípio da SUSTENTABILIDADE.

Fazendo tudo isto, de modo permanente, com ciclos crescentes, a Mãe TERRA está ferida, não poderá mais dar os frutos, pois não haverá TERRA fértil.

Haverá escassez de água e consequentemente, de Vida.

A morte da MÃE TERRA significará a morte de seus filhos.

A inteligência dos filhos e o amor pela mãe afastarão as possibilidades de sermos matricidas.

Vamos VIVER, CONVIVER, respeitando o equilíbrio entre o ciclo econômico e as leis da NATUREZA.

A vida de alcance sustentável, digna da relação mãe-filho.

Somos responsáveis por superar este desafio e cada ano, poder festejar o aniversário da MÃE TERRA.