A Unidade de Recuperação Pós-Anestésica (URPA) do Hospital Unimed JP, que passou a funcionar no dia 1º de novembro, proporciona mais segurança na recuperação de pacientes que são submetidos a procedimentos anestésicos por passarem por cirurgia de grande porte.
No local, o paciente é acompanhado por uma equipe especializada que auxiliará na recuperação do paciente, desde os efeitos da anestesia até que os seus sinais vitais e as suas funções motoras retornem aos níveis normais. A nova unidade tem o objetivo de reduzir possíveis acidentes e, consequentemente, os riscos de mortalidade pós-anestésica e pós-operatória.
A Unidade, que atende as regulamentações da Resolução nº 1.363/93 do Conselho Federal de Medicina, funcionará dentro do Centro Cirúrgico. Ela será formada por oito leitos, com recursos necessários de monitorizarão (oxímetro de pulso, monitor cardíaco e de pressão arterial invasiva e não invasiva; entre outros equipamentos de maior complexidade).
A abertura da Unidade de Recuperação Pós-Anestésica faz parte de uma série de ações de mudanças que estão sendo implementadas no Hospital Unimed JP, desde 2008, para obtenção da certificação de Acreditação Hospitalar. Concedida pela Organização Nacional de Acreditação (ONA), a certificação reconhece a implantação de métodos de gestão focados na melhoria da qualidade da assistência aos pacientes e aos usuários dos serviços de saúde.