As terças e quintas-feiras são especiais para as crianças internadas no Hospital Unimed JP. Na tarde destes dias, elas "esquecem" por instantes a doença e são transportadas para uma terra povoada por palhaços, administrada por contos de fadas e onde a lei é se divertir com muitas... muitas brincadeiras. A transformação do ambiente hospitalar em um mundo encantado não é mágica. É humanização.
Este trabalho com as crianças é desenvolvido pelo grupo Uniamigos da Alegria, formado voluntariamente por 17 funcionários da Unimed JP. Desde o dia 10 de outubro de 2005, sempre com um sorriso no rosto, eles se empenham em dar um atendimento diferenciado para os pequenos pacientes, tornando a internação mais agradável e diminuindo o impacto de se estar em um hospital.
Os Uniamigos da Alegria realizam atividades lúdicas na Sala de Recreação, no Pronto Atendimento e nos apartamentos destinados à pediatria. Eles brincam com as crianças, contam histórias, cantam, dançam, tocam instrumentos musicais, fazem apresentações de pequenas peças teatrais, incentivam a pintura ou o que a imaginação for possibilitando no momento. "As brincadeiras surgem de acordo com o momento de interação com a criança. Algumas vezes, conseguimos até o envolvimento das famílias", conta a psicóloga Maricélia Gomes, responsável pelo grupo. Mas, não se trata de um improviso qualquer. O grupo sabe o que faz, resultado de um curso que os integrantes fizeram.
E como se não bastassem tantas brincadeiras, as crianças ainda ganham brindes. Quem tem até um ano de idade, leva para casa de lembrança um brinquedo. Os pacientes maiores ganham revistas infantis. O resultado alcançado pelo grupo Uniamigos da Alegria pode ser medido pela receptividade das crianças. A palavra excelente parece insuficiente para refletir a aceitação da atividade.