• Início
  • Notícias
  • Uber Maqueiro: aplicativo é usado dentro de hospital para transportar pacientes

Notícias

Uber Maqueiro: aplicativo é usado dentro de hospital para transportar pacientes

Publicada em 24/02/2021 às 07h

A chamada dos maqueiros passou a ser feita por meio de um aplicativo. A chamada dos maqueiros passou a ser feita por meio de um aplicativo.

São 10h21 da sexta-feira, dia 19 de fevereiro. O maqueiro Lucas Oliveira recebe um chamado no celular. Ele tem 10 minutos para atender ao pedido de transporte de paciente de um local para outro do hospital. Com o “trânsito livre”, o maqueiro chega ao destino em apenas cinco minutos. No local, o paciente já espera para ser transportado de cadeiras de rodas. É dessa forma, ágil e segura, que os pacientes do Hospital Alberto Urquiza Wanderley e Hospital Pediátrico passaram a ser transportados de um setor para o outro depois da implantação do aplicativo “Uber Maqueiro”.

Os pacientes que precisam se deslocar ao bloco cirúrgico, voltar para o apartamento, fazer um exame no Centro de Diagnóstico ou mesmo ir para casa depois da alta médica transportados seguem esse protocolo.

A ferramenta trouxe diversas vantagens, como otimização do tempo; transporte seguro; destino para o paciente certo; contabilização dos atendimentos, tempos e quantitativo de cada setor; e número de atendimento individual de cada maqueiro. 

COMO FUNCIONA

Esses “motoristas de aplicativo” são solicitados por um colaborador da equipe assistencial, que indica para onde o paciente deve ir e que “transporte” deve usar: se uma maca ou uma cadeira de rodas, por exemplo.

Ao receber o chamado, o maqueiro mais próximo é acionado e vai ao encontro do paciente para levá-lo o mais rápido possível, sempre de forma segura, ao seu destino.

Ao chegar no local, o maqueiro usa o aplicativo para ler o código de barras que existe na pulseira de identificação de cada paciente. Ele perguntar o nome e “bipa” o código de barras da pulseira, onde poderá ler, além de dados pessoais, como nome e número da carteira, o local de destino. Há ainda a conferência do “transporte” que o paciente deve usar.

PIONEIRISMO

O aplicativo, pioneiro em hospitais da Paraíba, foi desenvolvido pela equipe de Tecnologia da Informação da Unimed João Pessoa e é utilizado nos hospitais próprios da Cooperativa desde outubro do ano passado.

A ferramenta tem dado tão certo, diminuindo o tempo de espera do paciente para o transporte e proporcionando mais segurança, que hospitais de outras Unimeds estão solicitando troca de experiência, para conhecer melhor o aplicativo para adotarem em suas unidades.