Os cursos do Programa Cozinha Brasil, oferecidos gratuitamente pelo UniGente em parceria com o Sesi, tiveram início na manhã desta segunda-feira (28). Neste momento, 21 pessoas estão assistindo às aulas do curso de multiplicadores do programa, que tiveram início às 7h e irão até as 13h.
Durante as aulas, os participantes aprenderão como levar a adiante a proposta do Cozinha Brasil, ajudando a melhorar a qualidade alimentar da população da Capital. O curso de multiplicadores será realizado até quinta-feira (31), no mesmo horário.
À tarde, terá início o curso de Educação Alimentar. Como a procura foi grande, os participantes foram divididos em três turmas, cada uma com uma média de 40 participantes. As aulas para a primeira turma serão das 13h às 15h30; a segunda assistirá às explicações das 15h30 às 18h; e a terceira participará do curso das 19h às 21h30. O encerramento também será na quinta-feira (31).
COMBATE À FOME
O Cozinha Brasil tem como objetivo levar à população orientações sobre uma alimentação nutritiva e de baixo custo, respeitando as diferenças regionais. Os participantes aprendem, por exemplo, a fazer suco de cascas que geralmente são jogadas no lixo. Desta forma, passam a aproveitar os alimentos de forma integral, aumentam o potencial nutritivo, ganham mais saúde e, conseqüentemente, reduzem gastos financeiros.
As aulas estão sendo ministradas na unidade móvel do Sesi, idealizador do programa, e contam com teoria e prática. A unidade é equipada como uma cozinha experimental pedagógica, que oferece todo o material necessário para o bom aproveitamento dos cursos.
A intenção do UniGente ao se unir ao Sesi no programa é contribuir para o alcance do primeiro Objetivo do Milênio (ODM), estabelecido pela Organização das Nações Unidas (ONU), que é acabar com a fome.
AMPLIAÇÃO DO CONHECIMENTO
Ao concluir os cursos do Programa Cozinha Brasil, os participantes ficam aptos a:
- Escolher os alimentos por seu valor, preço e apresentação;
- Preparar refeições observando a limpeza, preservando o sabor e os nutrientes dos alimentos;
- Consumir alimentos em quantidade adequada, considerando as condições de higiene;
- Promover a melhoria da renda familiar.