• Início
  • Notícias
  • Tratamento em consultório médico ajuda fumante a largar o cigarro

Notícias

Tratamento em consultório médico ajuda fumante a largar o cigarro

Publicada em 29/08/2011 às 00h

Tratamento em consultório médico ajuda fumante a largar o cigarro

O cigarro traz inúmeros prejuízos para a saúde. Dados do Comitê de Controle do Tabagismo da Associação Médica da Paraíba (AMPB) apontam que, todos os dias, seis pessoas morrem na Paraíba em decorrência de doenças associadas ao tabagismo. Outros quatro paraibanos morrem por terem inalado, de forma passiva, a fumaça do cigarro. No Brasil, por ano, são 200 mil mortes; em todo o mundo, cinco milhões.

Os números assustam, mas mesmo assim é difícil largar esse vício. Uma boa alternativa para superar este problema e voltar a ter qualidade de vida, evitando complicações futuras, é o tratamento em consultório médico.

A dica é dada pelo pneumologista Sebastião de Oliveira Costa, médico cooperado da Unimed João Pessoa. De acordo com ele, os fumantes são divididos em duas categorias: os "heróis", que representam os 6% que conseguem conviver durante várias semanas com os sintomas da Síndrome de Abstinência da Nicotina; e os "decididos", aqueles que se esforçam para deixar o vício, mas não conseguem sozinhos.

É para o segundo grupo que o tratamento em consultório aparece como uma saída. “Parar de fumar foi durante muito tempo privilégio exclusivo dos que tinham ‘força de vontade’. Hoje, o tratamento desenvolvido em consultório escancara as portas para todo fumante romper com a dependência nicotínica sem muitos sacrifícios”, afirma Sebastião Costa, que é coordenador da subcomissão de tratamento do Tabagismo da Sociedade Brasileira de Pneumologia.

O tema foi abordado pelo médico em um artigo, neste domingo (28), na Coluna Unimed Saúde, que é publicada pela Unimed João Pessoas nos jornais Correio da Paraíba e Jornal da Paraíba. Ele lembra que esta segunda-feira (29) é Dia Nacional de Controle do Tabagismo e faz uma sugestão: “[É] uma bela data para os fumantes indecisos agendarem uma visita ao seu especialista”.

Para ler o artigo completo na versão on-line da Coluna, clique aqui. Se preferir ver este e outros artigos produzidos pelos médicos cooperados, acesse a seção Consultório Médico no Portal Unimed JP (clique aqui).

AÇÃO EDUCATIVA

Nesta segunda-feira (29) pela manhã, a Unimed JP está participando, na orla da Capital, de uma ação promovida pela Associação Médica da Paraíba (AMPB) com a finalidade de alertar para os malefícios do tabagismo.

A iniciativa, aberta ao público em geral, está marcada para começar às 7h, com uma caminhada que partirá do Hotel Tambaú em direção ao Busto de Tamandaré.

Neste local, haverá tendas onde uma equipe da Coordenação de Promoção da Saúde da Unimed JP fará, gratuitamente, testes de capacidade respiratória (espirômetro) e distribuirá material educativo.