A Unimed João Pessoa, através da Coordenação da Promoção da Saúde, realiza na manhã deste sábado o 15º Encontro sobre Saúde. O evento tem como tema central “Obesidade: da Prevenção ao Tratamento”. São esperados em torno de 80 participantes entre médicos cooperados e funcionários da Cooperativa. As inscrições ainda estão abertas.
O evento acontecerá das 8h às 12h, no auditório do Hospital Unimed JP. As inscrições podem ser feitas no Portal Unimed JP (Clique aqui para se inscrever), ou através do telefone 2106-0714.
A programação do encontro inclui a realização de palestras sobre diversos aspectos relacionados ao tratamento da obesidade, com a participação de médico endocrinologista, psicóloga e nutricionista, além de atividades educacionais, físicas, posturais e dinâmicas de grupo.
PALESTRAS
O ciclo de palestras será aberto com a palestra “Obesidade: uma epidemia fora do controle”, do endocrinologista Ednardo Parente.
Em seguida, a psicóloga Lara Guerra, abordará em sua apresentação o tema “Obesidade e emoções: uma questão de peso”.
A nutricionista Regina Monteiro conduzirá a última palestra do encontro. O tema da apresentação será “Obesidade: quando as escolhas pesam”.
GRUPO DE EDUCAÇÃO TERAPÊUTICA
O 15º Encontro sobre Saúde será o primeiro passo para a Unimed JP, através da Coordenação de Promoção da Saúde iniciar um novo Grupo de Educação Terapêutica (GET), desta vez sobre o tratamento da obesidade.
O objetivo do grupo é repetir o trabalho já consolidado com pacientes portadores de diabetes e melhorar a qualidade de vida de pessoas que estão excessivamente acima do peso, através do ensinamento de alguns procedimentos que proporcionem um maior controle do problema.
Os participantes do novo GET terão acompanhamento de uma equipe multidisciplinar, formada por psicóloga, endocrinologista, nutricionista e enfermeira, além de uma facilitadora.
EPIDEMIA MUNDIAL
Você sabia que a obesidade é um dos fatores de risco mais graves para as doenças cardiovasculares? Não? Segundo O Ministério da Saúde, a doença é considerada a epidemia do século 21.
A cada dia a epidemia de obesidade alcança níveis cada vez mais alarmantes em todo o mundo. Até países com grande número de subnutridos, como a Índia, vêm assistindo a um salto gigantesco na quantidade de obesos – lá, 55% das mulheres entre 20 e 69 anos estão acima do peso. Aqui no Brasil as coisas não são muito diferentes. Pesquisa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) mostra que a obesidade já atinge mais brasileiros do que a desnutrição.
DOENÇA NO BRASIL
Segundo o levantamento, 40% dos brasileiros adultos, ou 38,8 milhões de pessoas, estão pesando mais do que deveriam. Desse total, 10,5 milhões podem ser consideradas obesas. No mundo todo, de acordo com uma estatística da Força-Tarefa Internacional de Obesidade, 1,7 bilhão de pessoas – ou uma em cada cinco – estão com sobrepeso ou obesas.
O problema resume-se a uma equação simples, que todos estão cansados de saber: comer alimentos gordurosos, aliado à falta de atividade física, resulta no aumento de peso. É exatamente isso que vem acontecendo nos últimos anos.