• Início
  • Notícias
  • Transplante de fígado: Ministério da Saúde renova autorização do Alberto Urquiza

Notícias

Transplante de fígado: Ministério da Saúde renova autorização do Alberto Urquiza

Publicada em 24/11/2017 às 13h20

Hospital Alberto Urquiza Wanderley é pioneiro em procedimentos de alta complexidade: referência Hospital Alberto Urquiza Wanderley é pioneiro em procedimentos de alta complexidade: referência

Referência em procedimentos de alta complexidade, o Hospital Alberto Urquiza Wanderley teve a autorização para realizar transplante de fígado renovada pelo Ministério da Saúde. A Portaria Nº 1.732/2017 do órgão de saúde foi publicada no Diário Oficial da União (DOU) na última quinta-feira (23).

O Hospital Alberto Urquiza é pioneiro na realização de transplantes de fígado na Paraíba. O primeiro procedimento foi feito no dia 8 de junho de 2004 e até hoje todos os transplantes de fígado que ocorreram no Estado foram realizados nesta unidade hospitalar. Ao todo, foram 68 procedimentos deste tipo.

Além do primeiro transplante de fígado, outros marcos históricos na saúde da Paraíba foram realizados no Hospital Alberto Urquiza Wanderley. Entre eles, o primeiro transplante cardíaco, em 23 de maio de 2004; e o primeiro transplante de rim, em 2 de outubro de 2009.

ESTRUTURA

O Hospital Alberto Urquiza dispõe de uma moderna estrutura para a realização de procedimentos de alta complexidade, como é o caso do transplante de fígado. A instituição conta com um moderno Centro Cirúrgico, um Centro de Diagnóstico por Imagem equipado com o que existe de mais atual na área e um completo Centro de Terapia Intensiva (composto por seis unidades), entre outros serviços essenciais à realização desses procedimentos.

As equipes médicas incluem alguns dos maiores especialistas do Estado. Além disso, os investimentos na melhoria dos serviços e na segurança dos pacientes são permanentes. Como resultado, o Hospital Alberto Urquiza é o único da Paraíba que tem Acreditação com Excelência, o maior nível do certificado de qualidade da rede hospitalar.