Publicada em 31/10/2006 às 15h30
O cliente encaminhado para transfusão ambulatorial de sangue no Hospital Unimed JP não precisa mais se dirigir à sede da Cooperativa para obter autorização. A equipe da Agência Transfusional da instituição informa que a liberação do procedimento está sendo realizada no próprio hospital.
A mudança foi feita para tornar ainda mais ágil e cômodo o atendimento ambulatorial, geralmente, solicitado pelo médico após avaliação clínica no paciente que, por algum motivo, está necessitando de transfusão de sangue.
PROCEDIMENTOS ELETIVOS
A coordenadora da Agência Transfusional, enfermeira Carmita Maria Dantas Fernandes Nóbrega, lembra, no entanto, que os pacientes que vão se submeter a procedimentos eletivos e de alta complexidade, ou seus respectivos acompanhantes, devem fazer uma reserva de sangue com, pelo menos, 48 horas de antecedência.
O procedimento precisa ser adotado sempre que o médico fizer a solicitação. Entre os procedimentos de alta complexidade, estão os transplantes, cirurgias cardíacas e neurológicas.
A AGÊNCIA
Em funcionamento desde junho de 2005, a Agência Transfusional do Hospital Unimed JP atende pacientes internos ou ambulatoriais que necessitem de hemotransfusão. Além de transfusões sangüíneas, o serviço realiza exames pré-transfusionais, a exemplo do teste de prova cruzada que serve para analisar se o sangue do banco é compatível com o tipo do receptor.
A equipe do serviço é formada por uma hematologista, dois bioquímicos, uma enfermeira e 11 técnicos e auxiliares de enfermagem.