Depois de ser conhecido em todo o Brasil através do Jornal Brasileiro de Medicina, o trabalho "Recuperação de Fumantes em Consultório", de autoria do pneumologista paraibano Sebastião de Oliveira Costa, será conhecido agora na América Latina, na Espanha e em Portugal. O médico, que é cooperado da Unimed JP, recebeu o convite da Sociedade Ibero-americana de Informação Científica (SIIC), sediada em Buenos Aires, na Argentina, para publicar o trabalho em alguns dos meios de comunicação da entidade.
Entre os meios utilizados pela SICC Data Bases para divulgação de trabalhos médicos, estão um site (www.siicsalud.com) com cerca de 3 milhões de visitas por mês e uma revista cuja circulação supera os 100 mil exemplares mensais. Os trabalhos são editados em três línguas: português, castelhano e inglês.
Em e-mail enviado a Sebastião Costa, o diretor editorial da SIIC, Rafael Bernal Castro, informou que a entidade só seleciona artigos retirados de publicações estratégicas. "Nossa SIIC Data Bases é a única internacional citada junto à Medline Embase e outras", afirmou, citando publicação de referência na área médica. Ele informou que são selecionados para publicação apenas os melhores trabalhos.
O pneumologista Sebastião Costa informou que enviou o trabalho para a SIIC na quinta-feira (22). O material foi publicado no Jornal Brasileiro de Medicina, uma das mais importantes e conceituadas publicações da área médica no Brasil, em setembro do ano passado.
TRATAMENTO
Sebastião de Oliveira Costa é especialista na área de combate ao tabagismo. Entre os anos de 2005 e 2006, ele submeteu 330 pacientes a tratamento com produtos que diminuem os sintomas da Síndrome de Abstinência da Nicotina (SAN), apontada como um dos principais desafios para as pessoas que desejam parar de fumar. Do total, o médico obteve êxito em 77% dos casos.
Entre os produtos utilizados por Sebastião Costa, estão o chiclete nicotinizado, o adesivo de nicotina, cigarro sem fumaça e o comprimido sublingual. Desde que foi divulgado, o trabalho vem tendo excelente repercussão no meio médico.
Para se ter idéia da importância do resultado alcançado pelo médico para a saúde pública, somente no Brasil morrem cerca de 200 mil pessoas por ano vítimas de doenças relacionadas ao cigarro. Na Paraíba, o número anual de mortes chega a 1,8 mil.
CONTATO
As pessoas interessadas em obter mais detalhes sobre o tratamento feito por Sebastião de Oliveira Costa podem entrar em contato com ele pelos telefones 9984-7734 e 3222-0033. O e-mail do médico é [email protected].