Humor instável, retenção de líquidos, dificuldade de concentração, cólica, irritabilidade, compulsão por doces, dores nas mamas. Esses são apenas alguns sintomas – dos cerca de 150 conhecidos - que costumam atingir um grande número de mulheres entre duas semanas e dois dias antes da menstruação. Dependendo da intensidade e da forma como é tratada, a tensão pré-menstrual (TPM) pode afetar as atividades e os relacionamentos pessoais, sociais e profissionais.
Além das oscilações hormonais comuns no período, a intensidade e os sintomas do distúrbio estão relacionados a fatores externos, físicos e emocionais e variam de mulher para mulher. De acordo com a revista O Médico & Você (nº2), da Associação Médica Brasileira (AMB), 40% das mulheres sofrem de TPM de intensidade leve, 30 a 35% moderada e 5 a 10% intensa.
No primeiro caso, mudanças no estilo de vida podem melhorar os sintomas que não chegam a prejudicar o dia-a-dia; na TPM moderada, a sugestão é procurar um acompanhamento médico e mudar alguns hábitos que podem ser prejudiciais; se a TPM for intensa, é necessário um tratamento individual com medicamentos específicos para combater os sintomas mais prejudiciais.
Para melhorar ou prevenir a TPM, há algumas dicas que podem ajudar. Veja:
- Evite ou diminua o consumo de doces, pois eles causam retenção de sal e água no organismo;
- Pratique exercícios físicos, eles ajudam a aliviar a tensão;
- Para diminuir a ansiedade, beba menos café;
- Inclua mais frutas e verduras na alimentação;
- Diminua a quantidade de sal na comida para reduzir também o inchaço, responsável pelas dores nas pernas e nas mamas;
- Evite bebidas alcoólicas;
- Tente reduzir o estresse.
HOMENS
Maridos e namorados precisam saber lidar com a mulher durante o período da TPM para evitar conflitos e os desgastes no relacionamento. Se o homem não der a atenção que ela necessita e não entender que as mudanças de comportamento estão relacionadas àquela fase do ciclo feminino, a convivência ficará cada vez mais difícil.
Por isso, homens, durante a TPM de sua parceira:
- Não façam piadinhas em relação ao estado de humor dela;
- Deem mais carinho, amor e suporte;
- Saibam que após três ou quatro dias tudo volta ao normal, portanto, paciência.
As mulheres, no entanto, não devem se aproveitar da situação para colocar a culpa de todos os atos e abusos de humor na TPM. Tentar aliviar os sintomas e esclarecer a situação com o parceiro evita que haja um período de desentendimentos agendados todos os meses.
(Com informações da Agência de Notícias da Unimed Brasil)