• Início
  • Notícias
  • TISS deverá gerar redução de custos e aumentar a produtividade

Notícias

TISS deverá gerar redução de custos e aumentar a produtividade

Publicada em 01/06/2007 às 14h32

Passados os transtornos do período de adaptação, o Padrão de Troca da Informações em Saúde Suplementar (TISS), que passou a ser utilizado hoje (1) em todo o País, deverá reduzir os custos das operadoras de planos de saúde e dos prestadores e ainda aumentar a produtividade. A avaliação é de especialistas na área.

A economia deverá ocorrer porque o Padrão TISS levará à redução do uso de papel. Já a produtividade tende a aumentar porque o número de operações realizadas no envio de informações será reduzido. Além disso, o novo padrão possibilitará estatísticas mais precisas que otimizarão planejamentos e estratégias das operadoras e prestadores.

Com o TISS, todas as empresas que trabalham na área de saúde suplementar no Brasil utilizarão formulários unificados para os diversos tipos de serviços prestados. “Alguns transtornos devem ser observados neste primeiro momento, mas a expectativa é de melhoria”, tranqüilizou o secretário de Planejamento e Ações Médicas da Unimed JP, Guido Moreira Gadelha.

MULTAS

Mas, independentemente de qualquer benefício, é importante ficar atento à utilização do Padrão TISS para não sofrer prejuízos. A Resolução Normativa nº 114 da ANS prevê uma multa diária de até R$ 5 mil para quem não se adequar.

Para facilitar a implantação em sua rede credenciada, a Unimed JP realizou treinamentos e reuniões, além de ter comunicado os prazos através de informativos e de correspondências para todos os prestadores.

O Departamento de Atendimento ao Cooperado lembra que a única exceção para a data de 31 de maio ficou para quem tem consultórios isolados (pessoas físicas). Neste caso, o prazo final para adequação é 30 de novembro de 2008.

Em caso de dúvida, entrar em contato com o Departamento de Atendimento ao Cooperado pelos telefones 2106-0416 e 2106-0439.