• Início
  • Notícias
  • Teste mostra se pessoa está consumindo álcool de forma perigosa

Notícias

Teste mostra se pessoa está consumindo álcool de forma perigosa

Publicada em 30/01/2008 às 13h11

Hoje é dia do Muriçocas do Miramar, considerado o maior bloco pré-carnavalesco do mundo. A expectativa dos organizadores é que 400 mil pessoas caiam na folia nas ruas da Capital e, junto com o som contagiante dos trios elétricos, uma companhia que não costuma faltar na ocasião são as bebidas alcoólicas. Mas, cuidado: elas devem ser consumidas com moderação.

Um teste da Organização Mundial da Saúde (OMS) mostra se a pessoa vem consumindo bebida alcoólica de forma perigosa. Ele foi elaborado por causa das preocupantes estatísticas que envolvem a ingestão de álcool.

O consumo excessivo de bebidas alcoólicas já é apontado como responsável por 10% dos problemas de saúde no Brasil. Outro dado mostra que 5,6% das mortes de homens em todo o mundo foram causadas pelo álcool.

Além dos problemas de saúde, o álcool também está por trás de trágicos acidentes de trânsito. Uma pesquisa nacional apontou que, todos os dias, 150 mil brasileiros, homens e mulheres, dirigem após ingerirem de quatro a cinco doses de bebida alcoólica.

DROGA PSICOTRÓPICA

Em dezembro do ano passado, em artigo publicado na coluna Unimed Saúde, a clínica Giovanna Bronzeado Cavalcanti, médica cooperada da Unimed JP, lembrou que, apesar de muitos desconhecerem, o álcool é considerada uma droga psicotrópica que atua no Sistema Nervoso Central causando mudanças de comportamento.

“O uso excessivo de bebida alcoólica provoca diversos efeitos no organismo, que aparecem em duas fases distintas”, explicou a médica. De acordo com ela, a primeira etapa é a estimulante. A pessoa fica eufórica, desinibia e fala com desenvoltura. Mais adiante surgem os problemas. “Na segunda fase, começam a aparecer os efeitos depressores como falta de coordenação motora, agitação e insônia.”, informou Giovanna Bronzeado.

Ela destacou que, por esse motivo, os inúmeros acidentes de trânsito e os acidentes associados à violência estão ligados a episódios de embriaguez. “A ingestão de álcool, mesmo em pequenas quantidades, diminui a coordenação motora e os reflexos, comprometendo a capacidade de dirigir veículos ou operar máquinas”, alertou.

O segredo para evitar problemas se chama moderação. “Minha recomendação para aqueles que não dispensam um bom vinho ou outra bebida é que abusem das frutas, tomem líquidos e evitem os exageros para ficar longe dos efeitos degradáveis, ou seja, a ‘famosa’ ressaca”, orientou Giovanna. A médica lembrou, ainda, que, de acordo com a legislação nacional, o motorista não deve apresentar mais de 0,6 gramas de álcool por litro de sangue. Isso equivale a duas latas de cerveja, a três copos de chopp, a 200 ml de vinho (duas taças) ou a duas doses de destilados.

FIQUE ALERTA

Para saber se você está consumindo álcool de forma perigosa, CLIQUE AQUI e faça o teste elaborado pela Organização Mundial da Saúde (OMS), disponibilizado no site da Unimed Brasil.