Notícias

Tempo da mastigação contribui para sensação da saciedade

Publicada em 08/03/2016 às 07h

Quanto mais rápido engolir porção, maior será a quantidade de comida Quanto mais rápido engolir porção, maior será a quantidade de comida

Quanto tempo costuma durar suas refeições? Se você pensa que, ao se alimentar, apenas o fator volumétrico (popular barriga cheia) influencia na sensação de saciedade, está muitíssimo enganado. O tempo que se leva mastigando cada umas das porções de alimento possui uma influência bem maior para sentir-se satisfeito. Portanto, quanto mais rápido engolirmos a porção levada à boca, maior será a quantidade de comida necessária para garantir a tão desejada saciedade e, consequentemente, o exagero nos pratos pode levar ao ganho de peso.

Isso ocorre porque quando a comida chega ao estômago, são produzidas substâncias que conduzem ao cérebro a informação de que estamos nos alimentando. Porém, o tempo para que a mensagem chegue ao cérebro leva cerca de 20 minutos. Por isso a importância de comer pausadamente e com mastigação tranquila, para dar tempo do organismo num todo reconhecer que os alimentos estão chegando. A tarefa pode parecer simples, mas experimente cronometrar em quanto tempo você almoça, e mais, contabilize qual a média de mastigadas você costuma dar antes de engolir os alimentos.

Dicas:

Confira dicas de como alimentar-se mais devagar:

- Não dispense a mesa: nada de comer sentado no sofá ou em qualquer outro lugar que não seja o local destinado às refeições. Ajeite a mesa de forma que fique mais convidativa possível.

- Envolva mais pessoas: se você mora com mais pessoas ou costuma almoçar no trabalho, busque companhia para as refeições. Uma boa conversa tende a aumentar o tempo das garfadas.

- Inicie pela salada: como legumes e verduras antes de dar início à refeição, pois eles auxiliam a reduzir a fome antes do prato principal. Opte por itens como cenoura, que são mais duros e exigem mais mastigação.

- Desacelere a mastigação: procure mastigar de 20 a 30 vezes, saboreando cada porção.

- Pausa nos eletrônicos: faça as refeições sem aparelhos eletrônicos por perto, como a televisão, pois eles facilitam a distração e você não se dá conta de como e quanto está ingerindo a comida.

Com informações da Unimed do Brasil