O tabagismo causa sérios danos a praticamente todos os órgãos do corpo, ocasionando muitas doenças e afetando a saúde geral dos fumantes. Parar de fumar tem efeitos benéficos imediatos e a longo prazo.
Estima-se que os efeitos adversos do tabagismo sejam responsáveis por 200 mil mortes por ano no Brasil. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS) o fumo é a principal causa de morte evitável no mundo inteiro.
Para se ter uma ideia dos malefícios causados pelo vício, o risco de morrer de câncer de pulmão é mais de 22 vezes maior entre homens fumantes e em torno de 12 vezes maior entre mulheres fumantes.
Além desse, o tabagismo eleva o risco de outros tipos de câncer, incluindo os nos lábios, cavidades orais, faringe, esôfago, pâncreas, laringe, pulmões, cérvix uterino, bexiga e rins.
Para alertar as pessoas sobre as consequências nocivas à saúde das pessoas que têm o hábito de fumar, a Unimed JP realizou uma ação educativa na última terça-feira (31), na sede da Cooperativa. As pessoas que passaram pelo local receberam material informativo e puderam esclarecer dúvidas sobre o tabagismo.
Além desta ação educativa na sede, a Unimed JP apoiou em parceria com a Associação Médica da Paraíba - através da Sociedade de Pneumologia do Estado -, atividades de Promoção da Saúde no Shopping Tambiá e do Banco do Brasil. Nestas instituições, foram realizados testes de capacidade respiratória (espirometria) em fumantes ativos e passivos e ex-fumantes. Na ocasião, também haverá distribuição de panfletos e folders educativos.
Na Unimed JP, as ações relacionadas ao Dia Mundial sem Tabaco estão vinculadas à política de responsabilidade social da Cooperativa, que tem à frente o Instituto UniGente.