Núbia Gonçalves, supervisora do instituto de responsabilidade social UniGente, está concorrendo ao Prêmio Betinho, que premiará personalidades que se detacam na área social no país. A iniciativa é do Comitê de Entidades no Combate à Fome e pela Vida (Coep) em comemoração aos seus 15 anos de fundação. A entidade é a maior rede de mobilização social do Brasil.
A escolha do homenageado será feita através de votação pela internet. Cada estado tem três concorrentes e um deles deverá ser o indicado pelos internautas para receber o prêmio. Na Paraíba, os outros dois concorrentes são o ex-presidente do Tribunal Regional do Trabalho (TRT), Afrânio Melo, e a coordenadora do Grupo Feminista Maria Mulher, Maria dos Anjos.
Núbia Gonçalves foi indicada pelo trabalho no UniGente e por iniciativas que desenvolvia antes mesmo da fundação do instituto de responsabilidade social da Unimed JP, como o Projeto Mosaico, criado em 1998. Ela tem se engajado como mobilizadora e arregimentadora junto à população, empresários, lideranças e autoridades públicas para melhorar as condições de vida em comunidades carentes de João Pessoa e de outros municípios paraibanos com enfoque nas necessidades de cada localidade.
De acordo com Núbia, milhares de jovens já aprenderam a arte milenar do mosaico através do Projeto Mosaico. Muitos deles se tornaram multiplicadores da iniciativa, que já chegou a 32 municípios da Paraíba. Atualmente, o Projeto Mosaico foi integrado aos programas do UniGente. Núbia destaca que procura inserir jovens e ações de forma positiva na sociedade, contribuindo para a sustentabilidade entre os menos favorecidos.
VOTAÇÃO
A votação para escolha das pessoas que receberão o Prêmio Betinho já está disponível e pode ser feita pelo site do Coep (clique aqui para ter acesso à página). Para votar, basta cadastrar o e-mail e escolher um dos indicados de João Pessoa.
O prêmio será entregue em novembro durante encontro nacional do Coep, no Rio de Janeiro.