As ações sociais só obterão sucesso se três setores estiverem em harmonia: governo, iniciativa privada e sociedade. A observação é da presidente da ONG Natal Voluntários, Mônica Mac Dowell, que ontem à noite (11) ministrou uma palestra sobre voluntariado no Hospital Unimed JP.
“É importante que as instituições e a sociedade façam a sua parte, já que o governo não age com a exatidão que deveria agir”, afirmou. Neste contexto, o voluntariado desempenha um importante papel. “O trabalho voluntário ajuda a abrir os olhos de todos para a responsabilidade social”, disse.
Mônica ministrou a palestra “A Importância do Voluntariado” a convite do UniGente, o instituto de responsabilidade social da Unimed JP. Durante a apresentação, que teve início às 20h40, ela abordou diversas maneiras de se engajar em trabalhos voluntários.
Sobre o UniGente, Mônica parabenizou as iniciativas do instituto. “Fico feliz em estar vendo, em tão curto espaço de tempo, tantas ações positivas aqui em João Pessoa”, afirmou. A ONG Natal Voluntários está realizando ações em parceria com o UniGente.
EXPERIÊNCIA
Idealizadora e fundadora da organização não governamental Natal Voluntários, Mônica Mac Dowell ocupa a função de diretora-presidente da entidade desde 2000. Ela atua no planejamento estratégico, na gestão da ONG, na consolidação de parcerias e no compartilhamento da experiência institucional com voluntariado e relações intersetoriais.
Mônica integra o Fórum de Líderes Sociais da Gazeta Mercantil, tendo participado do
Comitê de Ética em Pesquisa da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e do Conselho de Turismo do Pólo Costa das Dunas.
Em sua gestão, o programa “Tempo” conquistou para a cidade de Natal o título inédito no Brasil de "Cidade com Coração". Ele é conferido pelas Nações Unidas e pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) às cidades onde sociedade civil, empresas e governo estão comprometidos com o voluntariado como ferramenta para o desenvolvimento local e para o alcance dos Objetivos do Milênio.
A Natal Voluntários é considerada, hoje, a maior entidade na área de organização não governamental no Brasil, tendo reconhecimento internacional.