Diariamente somos alertados sobre as consequências do excesso de sódio (substância presente no sal de cozinha) no organismo. Consumido de forma moderada o sódio é importante no balanço hídrico da água no organismo, mas, quando ingerido em excesso, leva a um desequilíbrio, principalmente relacionado à pressão arterial e à retenção de água. Para se ter ideia, o sal de cozinha tradicional é composto por 99% de sódio. Enquanto a Organização Mundial da Saúde recomenda, no máximo, a ingestão de 5 gramas diárias do condimento, as estatísticas apontam que os brasileiros consomem mais que o dobro, em média 12 gramas todos os dias.
ATENÇÃO!
Caldo industrializado é rico em sódio
De nada adianta reduzir o sal na comida e substituí-lo pelos famosos caldos de carne ou de legumes. Ambos possuem quantidade altíssima de sódio em sua composição. Uma alternativa eficaz para dar sabor à comida, deixando de lado as opções industrializadas, é preparar em casa o caldo de legumes.
Ingredientes
2 cenouras
2 talos de salsão + as folhas de 1
1 cebola grande descascada
2 litros de água
2 folhas de louro
3 cravos-da-índia
5 grãos de pimenta-do-reino
Modo de preparo
1) Lave bem todos os legumes.
2) Corte a cebola em quatro partes, a cenoura em fatias grossas e o salsão em pedaços de 5 cm.
3) Coloque as folhas de salsão, os legumes e os temperos em uma panela.
4) Acrescente água e deixe cozinhar em fogo alto. Assim que começar a ferver, coloque em fogo baixo e deixe cozinhar por mais 30 minutos.
5) Por fim, coe o caldo em uma peneira fina e coloque o preparo em forminhas de gelo. O caldo de legumes pode ficar na geladeira por até cinco dias ou congelado por até três meses.
TROCAS SAUDÁVEIS
Confira alternativas para reduzir a ingestão de sódio:
- Sal light: 50% de cloreto de sódio e 50% de colreto de potássio
- Sal Marinho: Não passapor refinamento. Possui: flúor, cálcio e magnésio
- Sal Rosa: Possui mais de 50% de tipos de minerais
- Temperos: Pimenta + cebola + alho + alecrim: reduz a necessidade de sal
Com informações da Unimed do Brasil