Garantir um atendimento mais ágil e eficaz aos pacientes que sofrem parada cardiorrespiratória - ou que apresentem sinais de alerta – nas chamadas áreas não críticas da instituição, ou seja, fora das Unidades de Terapia Intensiva (UTIs), Pronto Atendimento ou Centro Cirúrgico. Este é a função primordial do serviço de SOS Resposta Rápida interno do Hospital Unimed JP.
Pioneiro no Estado, o serviço oferce atendimento de os casos emergenciais em até um minuto - dependendo do código exigido pela ocorrência do paciente (amarelo ou azul).
Ao todo, são 19 médicos, nas especialidades de cirurgia geral, clínica médica, anestesiologia e intensivista, subdivididos em escala de plantão 24 horas.
A criação do serviço interno de SOS de Resposta Rápida faz parte da série de melhorias implementadas no Hospital Unimed JP dentro do processo de Acreditação Hospitalar – certificação concedida pela Organização Nacional de Acreditação (ONA), que reconhece o alto padrão de qualidade e segurança da instituição.
ENTENDA OS CÓDIGOS
- Código Azul: caracteriza o atendimento aos pacientes que sofrem paradas cardiorrespiratórias em áreas como enfermarias, apartamentos ou no Centro de Diagnóstico por Imagem (CDI). Esse código funciona da seguinte forma: todas as vezes que o enfermeiro perceber que o paciente está tendo uma parada cardiorrespiratória, iniciará o atendimento e acionará a equipe do SOS, que estará no local em até 1 minuto.
- Código Amarelo: se refer ao atendimento ao paciente que venha apresentar sinais de alerta que podem levá-lo ao agravamento do quadro clínico e ocasionar a parada cardíaca, tais como: desmaios, convulsões e rebaixamento do nível de consciência. Esse atendimento será realizado pelo médico do SOS de plantão em até 3 minutos.