Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), mais de 180 milhões de pessoas podem ficar cegas por causa da retinopatia diabética, lesão à retina causada pelas complicações do diabetes. No Brasil esta prevalência gira em 12,1%, de acordo com informações do Censo Brasileiro de Diabetes, e cerca de 50% não sabem que a possuem.
Pensando nisso, a Sociedade Paraibana de Oftalmologia realizará uma série de ações, com o objetivo de chamar a atenção das pessoas e dos médicos para a importância da prevenção da doença.
As primeiras atividades serão realizadas nos dias 9, 11 e 12 de novembro e serão voltadas para os médicos, especialmente os endocrinologistas e clínicos gerais. Nesses três dias, serão realizadas palestras sobre o tema “Como prevenir a cegueira nos pacientes diabéticos”, às 19h30, no auditório do Hospital Unimed JP.
No Dia Mundial do Diabetes, 14 de novembro, haverá uma ação preventiva, aberta ao público em geral, no Ginásio de Esportes da Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Das 8h às 12h, dez oftalmologistas realizarão um mutirão de atendimento e, caso seja diagnosticada a doença, os pacientes serão encaminhados para o tratamento ou para o procedimento cirúrgico.
Mais informações sobre as ações, que contam com o apoio da Unimed JP, podem ser obtidas clicando aqui.