• Início
  • Notícias
  • Sociedade de Endocrinologia apoia Semana Internacional da Tireoide

Notícias

Sociedade de Endocrinologia apoia Semana Internacional da Tireoide

Publicada em 25/05/2010 às 17h

A Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia (SBEM) deu início nesta terça-feira (25) à 2ª Semana Internacional de Conscientização sobre a Tireoide. A iniciativa da Thyroid Federation International (TFI), em parceria com a Merck Serono, tem como finalidade levar informações à população sobre a doença, ensinar como preveni-la e incentivar a procura de um endocrinologista para a realização dos exames preventivos.

O evento também tem como objetivo alertar para o diagnóstico precoce dos chamados distúrbios da tireoide, a fim de evitar complicações que podem chegar até a ataques cardíacos, derrame, abortos e infertilidade.

A Semana Internacional da Tireoide é realizada atualmente em 65 países. No Brasil, ela se estenderá até o próximo dia 29. Estão previstas ações em Santo André (SP), no dia 26; São Paulo (SP), dia 28; Curitiba (PR), Campinas (SP) e Salvador (BA), no dia 29.

DISTÚRBIOS

A tireoide, uma glândula em forma de borboleta posicionada sobre a traqueia e logo abaixo do “pomo de Adão”, produz triiodotironina e tiroxina, hormônios que influenciam em quase todas as funções do corpo. Entre eles, o desenvolvimento físico e mental, as funções nervosas e musculares e a circulação.

Os hormônios da tireoide também influenciam a ação de outros hormônios como a insulina e a resposta do organismo aos hormônios adrenais, que são fundamentais no combate ao stress. Ao contrário das outras glândulas, a tireoide precisa de um nutriente, o iodo, mas tanto a carência quanto o excesso de iodo podem levar ao mau funcionamento da glândula. Muito embora afetem ambos os sexos, tais problemas tendem a ocorrer com mais frequência entre as mulheres.