• Início
  • Notícias
  • Sociedade de Dermatologia fará campanha sobre psoríase em JP

Notícias

Sociedade de Dermatologia fará campanha sobre psoríase em JP

Publicada em 21/10/2013 às 15h

Sociedade de Dermatologia fará campanha sobre psoríase em JP

Nos próximos dias, a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), em parceria com Associações de sete capitais brasileiras, entre elas João Pessoa, promoverão ações de conscientização sobre a psoríase, doença imune, inflamatória crônica da pele que afeta aproximadamente 3% da população mundial. As atividades fazem parte do Dia Mundial da Psoríase, comemorado em 29 de outubro.

Na capital paraibana, as ações serão iniciadas nesta sexta-feira (25), às 9h, com uma palestra ministrada por uma psicóloga para pacientes no Centro de Estudos do Hospital Napoleão Laureano, em Jaguaribe.

No sábado (26) a Sociedade Brasileira de Dermatologia - Regional Paraíba promoverá um café da manhã, das 6h às 9h, no Busto de Tamandaré para pacientes com psoríase do ambulatório do Serviço de Dermatologia do Hospital Universitário Lauro Wanderley (HULW). No mesmo dia, das 8h às 10h, a Sociedade de Dermatologia realizará panfletagem, das 8h às 10, no Parque Solon de Lucena.

LESÕES NA PELE

A psoríase se manifesta por lesões róseas ou avermelhadas recobertas por escamas esbranquiçadas que, na maioria dos casos, aparecem em várias localizações como cotovelos, joelhos ou couro cabeludo, unhas, palma das mãos e plantas dos pés, por toda a pele e até mesmo comprometendo as articulações. A psoríase não pode ser adquirida pelo contato, mesmo íntimo, com qualquer portador da doença.

É bastante frequente entre homens e mulheres, principalmente na faixa etária entre 20 e 40 anos, podendo também ser diagnosticada em outras fases da vida. A doença não tem a cura completa, mas com o tratamento adequado, pode ser reduzida e mantida sob controle, permitindo ao paciente uma vida saudável, sem desconfortos ou limitações às atividades do dia a dia.

Mais informações sobre a doença, acesse o site do Dia Mundial da Psoríase, clique aqui.