Publicada em 01/10/2006 às 07h03
A Sociedade Brasileira de Cardiologia - Regional Paraíba (SBC-PB) vai realizar na próxima semana (dias 4 e 5 de outubro) em João Pessoa o PrevenAção. Trata-se de um programa da SBC/Funcor que está sendo promovido em várias cidades do Brasil com a finalidade de reduzir em 2% a mortalidade decorrente de doenças cardiovasculares através de ações educativas. A meta da SBC é que, por ano, seis mil vidas sejam salvas com mudanças simples no dia-a-dia graças às informações repassadas durante o programa, voltado para 3 públicos distintos: população, classe médica e hospitais
Na Capital, será realizado um workshop para os médicos na próxima quarta-feira (dia 4), das 19h30 às 22h30, no Hotel Ouro Branco. O palestrante será o médico Dário C. Sobral Filho, que abordará o tema "Prevenção Cardiovascular". No dia seguinte, no Busto de Tamandaré, na praia de Tambaú, a ação terá como público-alvo a população. No local, entre as 6 e 8 horas, será feita a verificação da pressão arterial, da medida da circunferência abdominal, do Índice de Massa Corpórea (IMC) e distribuição de cartilhas educativas. A programação também inclui uma caminhada na orla no mesmo horário.
Já os hospitais das cidades participantes também integraram o PrevenAção através de um atendimento unificado de prevenção cardiovascular, recebendo as diretrizes da SBC para os vários fatores de risco, como a hipertensão, colesterol e obesidade, entre outros.
"Os fatores de risco são determinantes para o aumento da incidência das doenças do coração. A obesidade, por exemplo, eleva em 225% as chances de um ataque cardíaco. Já pressão alta aumenta em 110% e o diabetes faz crescer a possibilidade de um evento cardiológico em 200%. O estresse eleva o risco de um infarto em 60%", informou o diretor da SBC/Funcor, Álvaro Avezum. Por outro lado, ele lembrou que ingerir frutas, verduras e legumes diariamente diminui em 30% as chances dessas doenças.
O PrevenAção é desenvolvido através do Fundo de Aperfeiçoamento e Pesquisa em Cardiologia (Funcor), órgão ligado à SBC, e nos estados a coordenação fica por conta das sociedades regionais. Nos próximos dois anos, a meta é levar o programa a, pelo menos, 50 cidades brasileiras. O presidente da SBC-PB é o cardiologista Fábio Almeida de Medeiros e o representante do Funcor no Estado é Demóstenes Paredes Cunha Lima.