Pequenas mudanças podem gerar grandes resultados. As pessoas menos assistidas, ou que vivem situações de limitação, sabem o que significa essa afirmação que, para muitos, não passa de clichê. A calçada que é quebrada para a construção de uma rampa muda significativamente a vida de quem enfrenta dificuldades temporárias ou permanentes para se locomover. A oportunidade de aprender um ofício pode transformar por completo o futuro da criança que vive em áreas de risco. O simples fato de não jogar uma sacola de plástico na rua contribui para garantir, no futuro, mais qualidade de vida para todos.
As empresas estão cada vez mais empenhadas em estimular este tipo de mudança, ou seja, em praticar responsabilidade social. No Brasil, o Sistema Unimed, formado por 377 cooperativas médicas espalhadas por todo o território nacional, é um exemplo dessa conduta. A cada ano, cresce o investimento do complexo na área de responsabilidade social. De acordo com o Balanço Social do Sistema, somente em 2007, foram destinados R$ 746 milhões para esta área em diferentes estados do País. O montante credencia o Sistema Unimed como uma das instituições que mais investem em ações sociais no Brasil.
Segundo os dados do Balanço Social, isso foi conseguido graças ao envolvimento de 188 singulares (Unimeds de cada cidade), de 10 federações, da Central Nacional Unimed e da Unimed Brasil. Juntas, elas beneficiaram 5,6 milhões de pessoas e 10 mil entidades com programas e projetos nas áreas de esporte, saúde, educação e cultura. “São números que impressionam não somente pelo volume, mas pela qualidade do trabalho que vem sendo desenvolvido regionalmente por cada cooperativa do Sistema”, comemora o diretor de Marketing e Desenvolvimento da Unimed Brasil e presidente da Fundação Unimed, Almir Adir Gentil.
RELAÇÃO HISTÓRICA
Por ser composto por cooperativas – tipo de sociedade que segue vários princípios, como proporcionar o bem coletivo -, o Sistema Unimed sempre desenvolveu ações voltadas para o bem-estar social. Mas foi somente em 2001 que este trabalho passou a ser realizado de forma mais sistemática, quando teve início a implementação de uma política nacional de responsabilidade social. Foi a partir daí que os conceitos ficaram mais claros e se tornou possível aferir resultados. Desde então, muitos avanços foram registrados como o fato de, atualmente, quase 50% das Unimeds (188 de um total de 337) investirem em ações sociais.
A política inclui o desenvolvimento permanente de iniciativas que fortalecem a prática. Boletins eletrônicos, consultorias para implantação de programas sociais, criação do Selo de Responsabilidade Social (veja quadro) e a realização de um seminário nacional – que será sediado esta semana em João Pessoa (veja coordenadas) – são somente algumas das formas utilizadas pelo Sistema Unimed para, com um trabalho de formiguinha, levar qualidade de vida, dignidade e perspectivas de um mundo melhor para milhares de pessoas em todo o Brasil.
CERTIFICAÇÃO
Para incentivar as cooperativas de todo o País a investirem em ações sociais, o Sistema Unimed desenvolve várias ações. Uma delas é o Selo de Responsabilidade Social, que identifica as singulares que promovem ações socialmente responsáveis em sua gestão. O Selo funciona, ainda, como um importante diferencial para todo o mercado, que reconhece e valoriza as empresas com posturas socialmente responsáveis.
O incentivo vem dando certo. O número de Unimeds que recebeu o Selo vem crescendo desde que ele foi instituído. Em 2003, 55 cooperativas foram certificadas; em 2004, o número subiu para 87; em 2005, já foram 144; em 2006, 154; em 2007, 180. Em 2008, 192 Unimeds, de um total de 215 inscritas, receberam a certificação. O número de 2008 é quase mais de três vezes maior do que o de 2003.
Analisando o número de programas do Sistema Unimed cadastrados no Banco de Responsabilidade Social, verifica-se que a quantidade aumentou cerca de oito vezes. De 115 em 2003, o espaço registra, atualmente, 1.319, distribuídos por todo o território nacional.
AÇÕES NA PARAÍBA
Na Paraíba, a Unimed João Pessoa, operadora de planos de saúde com mais de 119 mil clientes e quase 37 anos de tradição no mercado, já desenvolvia uma série de iniciativas sociais há algum tempo. Há quase três anos, no entanto, deu um importante passo do ponto de vista da sistematização e ampliação das iniciativas. Em dezembro de 2005, fundou o Instituto UniGente, criado para coordenar e executar as suas ações de responsabilidade social.
Os resultados já podem ser mensurados. Atualmente, o UniGente desenvolve 17 projetos e atividades com foco na ocupação e geração de renda, saúde e cidadania, educação e cultura, preservação ambiental, desenvolvimento sustentável e voluntariado. Alguns são iniciativas exclusivas do instituto; outros são desenvolvidos através de parcerias. Direta ou indiretamente, eles beneficiam mais de 40 mil pessoas. “Não existe pretensão da Unimed João Pessoa de resolver o problema de todos, mas esperamos impactar de forma positiva a vida daquelas pessoas que o UniGente conseguir ajudar com os seus projetos”, declarou o presidente do UniGente, Aucélio Melo de Gusmão, também presidente da Unimed João Pessoa e da Unimed Paraíba.
Um dos projetos do Instituto é o Acessibilidade Pró-Rampas, que consiste na reforma ou construção de rampas em pontos estratégicos de João Pessoa. Quem costuma passar pelo Centro ou pela calçada da orla marítima da Capital pode conferir esta iniciativa na prática. No ano passado, foram construídas ou reformadas 216 rampas. Este ano, até o momento, outras 260 foram concluídas. A meta, até dezembro, é disponibilizar outras 100 rampas. Elas são construídas dentro dos padrões técnicos de sinalização e segurança com a finalidade de facilitar o trânsito de pessoas que, temporariamente ou definitivamente, encontram dificuldades para se locomover pela cidade, principalmente em áreas públicas. “Nós abraçamos a sinalização e o rampeamento da cidade e, com isso, facultamos, uma condição ímpar àquelas pessoas que enfrentavam dificuldades de locomoção”, comentou Aucélio Gusmão.
Para o presidente da Associação Paraibana dos Deficientes (Aspadef), Iber Câmara, o Projeto Acessibilidade Pró-Rampas, que é desenvolvido em parceria com a empresa Via Urbana, melhorou em 100% o acesso em áreas de grande fluxo da Capital, como o Centro e a orla. Ele disse que a Lagoa do Parque Solon de Lucena era uma das áreas onde as pessoas que usam cadeiras de rodas encontravam mais dificuldades para circular porque as poucas rampas que existiam não atendiam às necessidades deste público. Hoje, a realidade é outra e os cadeirantes podem exercer o direito constitucional de ir e vir.
Um dos projetos do UniGente de inclusão social e geração de renda é o Mosaico, que já existia antes mesmo do instituto ser fundado, mas que foi incorporado por ele. Jovens de comunidades carentes de João Pessoa aprenderam a arte milenar e, agora, funcionam como multiplicadores da técnica. Mas, o mais importante é que, em vez de passar o tempo livre nas ruas, onde ficariam expostos a vários perigos, eles aprenderam um ofício e ainda podem ganhar dinheiro. O futuro, antes incerto, começa a se desenhar com novas perspectivas.
Angélica Maria Gonçalves é uma das instrutoras do Projeto Mosaico UniGente. Ela disse que começou a praticar a arte há cerca de oito anos para desestressar. O trabalho, no entanto, foi mais além. Passou a ser instrutora e disse que não tem noção de quantos jovens de comunidades carentes já pôde ajudar. “É muito gratificante desenvolver este trabalho. S sinto um orgulho muito grande só em pensar que estou passando para outras pessoas o que aprendi,”, declarou.
MEIO AMBIENTE
No primeiro semestre deste ano, o UniGente abraçou uma outra importante causa: uma campanha para orientar sobre a importância de substituir as sacolas plásticas pelas reutilizáveis. As primeiras são extremamente prejudiciais ao meio-ambiente. Como demoram centenas de anos para se decompor, causam entupimento de galerias pluviais e contaminam os oceanos, destruindo a fauna marinha, entre outros prejuízos.
Um outro projeto de grande alcance social é o Natal pela Vida, realizado em parceria com o Sistema Correio de Comunicação e com o Coep – a maior rede de mobilização social do País. A finalidade é arrecadar alimentos no final de ano para garantir um Natal mais feliz para as pessoas carentes. Em 2007, foram conseguidas 42 toneladas de alimentos.
A estas iniciativas podem ser acrescentadas várias outras como implantação de Núcleos de Inclusão Digital e Cidadania (Nidecs), formação do Coral Jovem UniGente, orientação para o consumo consciente, incentivo à coleta seletiva de lixo, palestras educativas, publicação de cartilhas educativas, programas de incentivo à leitura, campanhas de preservação do meio ambiente e muito mais.
A supervisora de responsabilidade social do UniGente, Núbia Gonçalves, comentou que a atuação é cada vez maior e, por conta disso, o instituto vem ganhando o respeito da comunidade. “O UniGente sempre recebe convites para participar de campanhas e de outras iniciativas de caráter social”, comentou. Núbia destacou que, com suas iniciativas, o UniGente está contribuindo para alcançar os oito Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM), um conjunto de metas que devem ser cumpridos por 189 países-membros da Organização das Nações Unidas (ONU) até 2015. E, neste trabalho, onde o lema “um por todos e todos por um” vira prática, o instituto vai colocando em prática o seu principal objetivo: transformar vidas.
RECONHECIMENTO
Começa nesta quarta-feira (17), o 5º Seminário Nacional de Responsabilidade Social das Unimeds. O evento, que tem como tema “Gestão Sustentável: Compromisso do Sistema Unimed”, será realizado no Paço dos Leões, no Altiplano Cabo Branco, até sexta-feira (19).
Durante os três dias, representantes de cooperativas de vários estados brasileiros e convidados de renome nacional estarão em João Pessoa para a troca de experiências em responsabilidade social. Eles discutirão questões como a importância da responsabilidade social para evolução da sociedade, gestão sustentável e promoção da saúde, a contribuição das empresas no desenvolvimento de projetos sociais baseados no Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), importância de parcerias estratégicas para a transformação social, o papel da mídia em prol do desenvolvimento da sociedade, entre diversos outros assuntos.
O seminário tem como público-alvo presidentes, diretores, gerentes, técnicos da área de responsabilidade social, comunicação, marketing, gestão de pessoas, administrativa e de serviço social das Unimeds e de empresas parceiras. O evento está sendo promovido pela Unimed Brasil e pela Fundação Unimed. A realização é da Unimed Federação Paraíba, da Unimed João Pessoa e do Instituto UniGente.
CONVIDADOS
A abertura oficial do seminário será realizada às 19h desta quarta (17) e contará com a presença do secretário Nacional de Estudos e Pesquisas Político-Institucionais da Secretaria-Geral da Presidência da República, Wagner Caetano Alves de Oliveira. Ele, que representará o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, acompanhará também toda a programação do segundo dia e aproveitará a vinda a João Pessoa para conhecer mais de perto os projetos do UniGente. Além do secretário, participarão da cerimônia de abertura o diretor de Marketing e Desenvolvimento da Unimed Brasil e presidente da Fundação Unimed, Almir Adir Gentil; o presidente das Unimeds Paraíba e João Pessoa e presidente do Instituto UniGente, Aucélio Melo de Gusmão; e convidados locais.
Após a abertura oficial, o nadador Kaio Márcio será homenageado. Ele será reconhecido publicamente pelo trabalho social que realiza na cidade de João Pessoa e pela dedicação e esforço com que representa o Estado da Paraíba em competições nacionais e fora do país.
Em seguida, o escritor Frei Betto, um dos mais importantes intelectuais brasileiros da atualidade, considerado o “pai” do pensamento progressista no País, ministrará a primeira palestra do evento. Ele abordará o tema “A importância da responsabilidade social corporativa para a evolução da sociedade”.
Nos outros dois dias, diversas autoridades de renome nacional marcarão presença no seminário. Entre eles, Wellington Nogueira, fundador e coordenador geral da ONG Doutores da Alegria; Sérgio Rizzo, jornalista e crítico do jornal Folha de São Paulo; Ilda Peliz, presidente da ONG Abrace; e Miriam Duailibi, presidente do Instituto Ecoar; Rebecca Raposo, presidente do Ceos (Centro de Estratégias para Organizações Sociais); e Maurício Andrés Ribeiro, secretário-geral substituto da Agência Nacional das Águas (ANA).
A diretora de Jornalismo do Sistema Correio de Comunicação, Lena Guimarães, também é uma das convidadas do seminário. Ela será uma das debatedoras do painel “Imprensa e Responsabilidade Social – O papel da mídia em prol do desenvolvimento sustentável da sociedade”. Além de Lena Guimarães, o tema será debatido pelo jornalista Sérgio Rizzo e por outros profissionais da imprensa paraibana. O moderador do painel será Carlos Thompson, da Casa da Notícia, empresa que presta assessoria de imprensa à Unimed Brasil.
ATIVIDADES E EXPOSIÇÃO
Apesar de o seminário ser realizado no Paço dos Leões, na tarde do primeiro dia, antes da abertura oficial, será realizada uma reunião com multiplicadores de responsabilidade social das Unimeds e vão ser ministradas três oficinas no Quality Hotel Faraó, que fica na Praia do Cabo Branco. A reunião terá início às 13 horas. Já as oficinas ocorrerão, simultaneamente, a partir das 15 horas. Elas terão como temas “Elaboração de balanço social e relatórios de sustentabilidade”, “Desafios e oportunidades na implantação da NBR 16001” e “Primeiros passos em responsabilidade social: práticas e ferramentas de gestão”.
No Paço dos Leões, a programação também prevê uma exposição de projetos sociais que têm apresentado bons resultados no Sistema Unimed e em empresas parceiras. Os participantes do evento poderão conferir iniciativas de sucesso da Fundação Unimed, Instituto UniGente, Uniodonto, Banco de Leite Anita Cabral, Núcleo de Apoio às Crianças com Câncer (NACC), Via Urbana – Pró-Rampas e Centro Dom Helder Câmara.
TRANSMISSÃO E PROGRAMAÇÃO
O Seminário Nacional de Responsabilidade Social das Unimeds terá transmissão em tempo real pela internet. Para assistir ao evento, o internauta deverá acessar o Portal Unimed João Pessoa (www.unimedjp.com.br) ou o site do Instituto UniGente (www.unigente.org.br), onde será disponibilizada uma área para acompanhamento do evento.
Já a programação completa, com os nomes dos convidados e assuntos abordados, está disponível no hot site do evento, que pode ser acessado, também, através do Portal Unimed João Pessoa.