Além do já conhecido aparato tecnológico, há um ano, os clientes da Cooperativa que procuram o Pronto Atendimento (PA) do Hospital contam com a assistência humanizada e ágil, dispensada por profissionais capacitados e especialistas. Tudo isso, graças ao Sistema de Classificação de Riscos, implantado no Hospital da Unimed JP no dia 2 de março do ano passado.
Com o Sistema, que prevê uma avaliação do estado do cliente antes de encaminhá-lo ao médico especialista, quase 114 mil pessoas foram atendidas no Hospital, sendo uma média de 9,4 mil por mês. Os números representam um aumento de cerca de 15% em relação à quantidade de atendimentos feitos 2008, que somaram 100 mil.
Para manter a qualidade da assistência prestada, mesmo com o aumento da procura, foram realizadas diversas mudanças tanto na estrutura física quanto no processo assistencial de atendimento. Entre elas, a construção de salas climatizadas e a informatização total do sistema, possibilitando a garantia da padronização do atendimento e a agilização do fluxo de clientes. Além disso, mais de 80 profissionais especializados trabalham no local em regime de escala, todos os dias da semana.
O Sistema utiliza quatro cores para sinalizar a gravidade do cliente. Ele, após a primeira avaliação realizada por um profissional, recebe uma pulseira na cor vermelha, amarela, verde, ou azul. Em, seguida, é encaminhado para salas identificadas com a mesma cor.
A Classificação de Riscos faz parte do Programa de Humanização e de uma série de ações que estão sendo implementadas no Hospital Unimed JP, desde 2008, para obtenção da certificação de Acreditação Hospitalar, que reconhece a implantação de métodos de gestão focados na melhoria da qualidade da assistência na saúde.
SISTEMÁTICA
Assim que chegam ao Pronto Atendimento do Hospital Unimed JP, os clientes são atendidos por profissionais especializados. A observação inicial identifica sinais que permitem atribuir um grau de prioridade clínica no atendimento e o tempo recomendado.
Em seguida, recebem uma pulseira com uma cor que indica a gravidade do caso e o tempo de espera para ser atendido por um médico. São quatro níveis de classificação que possibilitam atendimento resolutivo rápido e eficaz: pulseira vermelha, amarela, verde e azul, conforme a gravidade e o risco que corre o cliente.
ENTENDA AS CORES
Veja abaixo qual o significado das quatro cores do Programa de Classificação de Riscos:
VERMELHA: Esta cor indica que o paciente tem preferência no atendimento por apresentar risco imediato de morte.
AMARELA: O paciente que receber a pulseira amarela precisa de um atendimento relativamente rápido, com equipamentos e cuidados específicos para manter a vida.
VERDE: A pulseira verde é colocada no paciente que necessita de observação para definição do diagnóstico e internação.
AZUL: A cor azul é destinada aos casos mais simples, que poderiam ser atendidos em outras unidades de saúde de menos complexidade, como consultórios.
URGÊNCIA E EMERGÊNCIA
O PA do Hospital Unimed JP tem capacidade para acomodar 55 pacientes, entre adultos e crianças, oferecendo atendimento nas áreas de clínica médica, pediatria, ginecologia e cirurgia-geral. Mesmo com todo esse aparato disponível, o local só deve ser procurado nas situações em que não for possível aguardar atendimento em consultório.
Em outras circunstâncias, o cliente deve preferir uma assistência especializada, através da marcação de consultas médicas. Além de avaliar os sintomas com mais detalhes, o médico especialista terá mais tempo para diagnosticar a doença, fator primordial para um resultado eficaz.
GUIA MÉDICO ON-LINE
Para que todos os clientes sejam atendidos com satisfação, a Unimed JP conta com cerca de 1,5 mil médicos cooperados de todas as especialidades médicas. Se a pessoa estiver em dúvida com relação ao telefone ou endereço de algum deles, pode conseguir as informações clicando aqui.
Quem preferir, pode ainda ligar para o Teleatendimento que a equipe disponibilizará os contatos do consultório. O serviço funciona 24 horas por dia, de domingo a domingo, e o número é 0800-725-1200.