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Sistema melhora serviço de urgência e emergência do Hospital Unimed JP

Publicada em 08/06/2010 às 17h

Priorizar o atendimento de acordo com a gravidade do caso. Essa é a finalidade do Sistema de Classificação de Riscos, implantado no Pronto Atendimento (PA) do Hospital Unimed JP no dia 2 de março de 2009. O sistema, que divide as pessoas em quatro grupos dependendo da gravidade de cada caso, tornou a assistência mais rápida.

Desde a implantação da Classificação de Riscos, quase 114 mil pessoas foram atendidas no Hospital, sendo uma média de 9,4 mil por mês. Os números representam um aumento de cerca de 15% em relação à quantidade de atendimentos feitos 2008, que somaram 100 mil.

Para manter a qualidade da assistência prestada, mesmo com o aumento da procura, foram realizadas diversas mudanças tanto na estrutura física quanto no processo assistencial de atendimento. Entre elas, a construção de salas climatizadas e a informatização total do sistema, possibilitando a garantia da padronização do atendimento e a agilidade do fluxo de clientes. Além disso, mais de 80 profissionais especializados trabalham no local em regime de escala, todos os dias da semana.

O Sistema utiliza quatro cores para sinalizar a gravidade do cliente. Ele, após a primeira avaliação realizada por um profissional, recebe uma pulseira na cor vermelha, amarela, verde, ou azul. Em, seguida, é encaminhado para salas identificadas com a mesma cor.

A Classificação de Riscos faz parte do Programa de Humanização e de uma série de ações que estão sendo implementadas no Hospital Unimed JP para obtenção da certificação de Acreditação Hospitalar, que reconhece a implantação de métodos de gestão focados na melhoria da qualidade da assistência prestada. Trata-se de um processo voluntário. A decisão do Hospital Unimed JP em conquistá-la mostra o empenho em aumentar, cada vez mais, o padrão de excelência oferecido.

SINAIS DE ALERTA

Veja abaixo qual o significado das quatro cores do Programa de Classificação de Riscos:

- A cor vermelha indica que o paciente tem preferência no atendimento por apresentar quadro de saúde grave.

- O paciente que recebe a pulseira amarela precisa de um atendimento relativamente rápido, com equipamentos e cuidados especiais.

- A pulseira verde é colocada no paciente que necessita de observação para definição do diagnóstico e internação.

- A cor azul é destinada aos casos mais simples, que poderiam ser atendidos em outras unidades de saúde de menos complexidade, como consultórios.