• Início
  • Notícias
  • Simpósio sobre Diabetes reúne estudantes e profissionais de saúde

Notícias

Simpósio sobre Diabetes reúne estudantes e profissionais de saúde

Publicada em 18/07/2009 às 13h15

O aumento do número de casos de diabetes tem sido motivo de preocupação mundial, já que a doença não tem cura e a falta de controle pode causar complicações sérias e até a morte. Pensando nisso, a Unimed João Pessoa reuniu estudantes e profissionais de saúde na manhã deste sábado, no Shopping Sebrae, para discutir maneiras mais eficazes de tratar a doença, que afeta cerca de 250 milhões de pessoas em todo o mundo.

O evento, que teve como tema “A equipe multidisciplinar no cuidado à pessoa diabética” foi iniciado às 8h pelo diretor Financeiro da Unimed JP, o endocrinologista João Modesto Filho, e pelo coordenador da Promoção da Saúde, Garibaldi Muniz. Em seguida, a coordenadora de Educação e Logística da Coordenação de Promoção da Saúde, Ercília Nunes, fez um “momento de acolhimento” com o público.

As discussões foram iniciadas pela psicóloga Lara Guerra. Ela apresentou as dificuldades psicológicas sofridas pelo portador de diabetes, ao descobrir que possui a doença. “É um misto de revolta e tristeza que deve ser trabalhado muito bem, para evitar que ele negue a doença e deixe de tratá-la adequadamente. Nesse processo, a família tem um papel fundamental”, explicou.

A segunda palestra teve como tema “Atendimento básico à pessoa diabética” e foi ministrada pelo endocrinologista Ednardo Parente. “O diabetes mellitus (DM) é uma condição prevalente, de alto custo e associada a várias complicações. Sua prevenção, além de proporcionar uma vida mais saudável, evita grandes dores de cabeça”, atestou o médico.

Durante a programação, houve também as palestras “Aspectos nutricionais no tratamento do diabetes”, apresentada pela nutricionista Regina Monteiro, e “Benefícios, riscos e recomendações da atividade físicas e recomendações para diabéticos”, ministrada pela educadora física Beatriz Chrispim. As discussões foram finalizadas pela enfermeira Fátima Moreira, que apresentou as ações de enfermagem na atenção ao paciente diabético.

Ao final das apresentações, os participantes puderam debater com os palestrantes e tirar dúvidas em relação aos assuntos abordados durante o dia. A programação foi encerrada com o sorteio de brindes.

ABERTURA

Durante a abertura do evento, o endocrinologista João Modesto chamou a atenção dos participantes para um dado alarmante: metade das pessoas desconhece que é portadora do diabetes e por isso não toma os devidos cuidados. “Isso é muito preocupante, pois é uma doença crônica que pode gerar complicações gravíssimas, como a amputação de membros”, alertou.

Complementando João Modesto, Garibaldi Muniz afirmou que o tratamento multidisciplinar é a melhor maneira de controlar a doença e de envolver e conscientizar a família do diabético. “Não é só com remédios que vamos conseguir controlar o diabetes. Esse método ajuda muito, mas o doente e toda a família precisa de acompanhamento psicológico, para poder viver normalmente, sem perder a qualidade de vida”, enfatizou.

O evento é uma realização da Coordenação de Promoção da Saúde, que desde 2004 vem utilizando o tratamento multidisciplinar nos clientes da Unimed JP, através do Grupo de Educação Terapêutica (GET).

TRATAMENTO MULTIDISCIPLINAR

O grupo de educação terapêutica em diabetes da Unimed JP, o UniDia, é uma iniciativa pioneira no Nordeste. De setembro de 2004 até hoje, cerca de 600 pessoas já foram beneficiadas.

Cada grupo do UniDia participa de quatro reuniões consecutivas – uma por semana. Nestes encontros, os participantes discutem os mais variados aspectos do diabetes com uma equipe multidisciplinar formada por psicóloga, endocrinologista, nutricionista, enfermeira e por uma facilitadora. Aproximadamente três meses depois destes encontros, é marcada uma reunião de retorno. No final do ano, desde 2005, a Unimed JP promove um grande encontro com todos os participantes.

Os clientes da Unimed JP diabéticos interessados podem participar. As inscrições são gratuitas e devem ser feitas pelo telefone da Promoção da Saúde: 2106-0714.