Durante a gestação, o metabolismo da mulher sofre algumas alterações bem específicas. Isso porque o organismo está mantendo uma nova vida e se preparando para o parto. Com o passar dos meses, alguns desses incômodos se acentuam, tirando o sossego e o bem-estar das futuras mamães. A doença por refluxo gastroesofágico (DRGE) é um desses males da gravidez. Essa condição faz com que a mulher se sinta cheia, com azia e com uma queimação gástrica de doer.
O incômodo, que atinge 22% das gestantes no primeiro trimestre de gestação e 72% delas no final, não é grave e pode ser controlado facilmente. Entretanto, é necessário que a gestante tenha certos cuidados e adote hábitos saudáveis no intuito de prevenir o mal-estar. É o que garante a ginecologista Wanicleide Leite, que ministrará a palestra “DRGE na gestante”, no dia 22 de outubro, durante o 2º Simpósio Paraibano Multidisciplinar sobre Doença do Refluxo Gastroesofágico.
O evento - que tem como público-alvo médicos, estudantes e profissionais da área de saúde - será realizado nos dias 21 e 22 de outubro, no Conselho Regional de Medicina da Paraíba (CRM), no Centro de João Pessoa.
Cerca de 200 pessoas devem assistir à programação, que terá como palestrantes especialistas de todo o Estado. Na ocasião, eles discutirão qualidade de vida nos pacientes portadores da doença, manifestações clínicas, métodos diagnósticos, tratamento de doença, entre outros.
O 2º Simpósio Paraibano Multidisciplinar sobre Doença do Refluxo Gastroesofágico, promovido pela EndoVídeo, e Cedipa, tem entre as empresas apoiadoras, a Unimed João Pessoa, Unicred João Pessoa e Laboratório Maurílio de Almeida.
INSCRIÇÕES
Para participar do simpósio, os interessados devem comparecer ao consultório do gastroenterologista Marcelo Germóglio, de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 11h30 e 14h30 às 17h. O consultório fica na Avenida Dom Moisés Coelho, 173, na Torre, por trás do Hospital Samaritano. As inscrições custam R$ 45 para estudantes e R$ 90 para profissionais.
Mais informações sobre o 2º Simpósio Paraibano Multidisciplinar sobre Doença do Refluxo Gastroesofágico podem ser obtidas pelo telefone 3225-2317 ou 9937-6134-8220 ou enviar e-mail para [email protected].