Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), doenças cardiovasculares são a principal causa de morte no mundo. No Brasil, dados do Ministério da Saúde mostram que homens morrem mais de problemas cardíacos, enquanto as mulheres de câncer. Entre as doenças cardiovasculares uma das mais letais é a doença arterial coronariana.
O problema afeta indivíduos de todas as raças, mas a sua incidência é extremamente elevada entre os indivíduos da raça branca. No entanto, estudos indicam que a raça não parece ser um fator tão importante quanto o estilo de vida. Especificamente, uma dieta rica em gordura, o tabagismo e o sedentarismo aumentam o risco de doença arterial coronariana. Nos Estados Unidos, a doença cardiovascular é a principal causa de morte para ambos os sexos e a doença arterial coronariana é a principal causa de doença cardiovascular.
Nos dias 9 e 10 de setembro, a Unimed JP realizará o I Simpósio sobre Avanços no Tratamento da Doença Arterial Coronariana. O evento será realizado no auditório Professor Antônio Dias dos Santos, do Conselho Regional de Medicina (CRM-PB), no Centro de João Pessoa, e terá como público-alvo cardiologistas, médicos cooperados de outras especialidades interessados no assunto e estudantes de medicina.
Para participar, é necessário realizar inscrição, através do telefone 2106-0205; ou pessoalmente na Coordenação de Capacitação Técnico-Científica, no terceiro andar do Hospital Unimed JP. As inscrições são gratuitas, mas as vagas são limitadas.
Durante o Simpósio, especialistas da Paraíba e de São Paulo discutirão diversos assuntos relacionados ao tema geral. Entre eles, o cirurgião cardíaco Fábio Janete, do Instituto do Coração (InCor) do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo. Em breve será divulgada a programação completa do evento.
O Simpósio é organizado pela Secretaria de Responsabilidade Social e Desenvolvimento Humano, através da Coordenação de Capacitação Técnico-Científica, em parceria com a Organização das Cooperativas do Estado da Paraíba (OCB-PB), e em parceria com a Sociedade Brasileira de Cardiologia da Paraíba, Sociedade Norte-Nordeste de Cirurgia Cardíaca e Sociedade Brasileira de Hemodinâmica e Cardiologia Intervencionista.