O silêncio é fundamental em um hospital, pois contribui para promover um ambiente calmo e confortável, favorecendo a recuperação do paciente e a concentração indispensável ao profissional de saúde. A importância do silêncio aumenta em uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI), onde o estado de saúde das pessoas é sempre mais sensível.
Os ruídos causam diversos prejuízos ao paciente, como apneia, hipertensão arterial, taquicardia e alterações do fluxo sanguíneo cerebral. Além disso, altera o ciclo "sono-vigília" e causa estresse e irritabilidade, gerando desconforto.
Os ruídos "comuns" em uma UTI são produzidos pelos aparelhos (monitores, ventiladores, oxímetros de pulso e sistemas de alarme), pelos cuidados diretos com o paciente (aspiração, banho, mudança de decúbito) e pelo ruído de fundo (vozes, telefone, alto falante, passos, abrir e fechar gavetas, celulares, sapatos de saltos ruidosos). Mas, é possível diminuí-los com pequenos cuidados.
"Todos estes fatores podem ser minimizados através de medidas simples, desde haja consciência de todos. Tais medidas incluem diminuição da intensidade de fala, colocar celulares no modo vibratório, usar calçados com solados macios, aumentar os cuidados na manipulação de equipamentos, fazer vigilância aos alarmes dos monitores e bombas de infusão de medicamentos", exemplifica a enfermeira Maryjanne Calado, coordenadora de enfermagem da UTI Adulto do Hospital Unimed Alberto Urquiza Wanderley.
Os parentes e amigos que estiverem no hospital também podem colaborar. Para tanto, basta reduzir o barulho, baixando o tom de voz, evitando as visitas em grupo e não se aglomerando nos corredores e quartos.
COMPLETO E MODERNO CTI
O Hospital Unimed Alberto Urquiza Wanderley possui o Centro de Terapia Intensiva (CTI) mais completo do Estado. Ele conta com seis Unidades de Terapia Intensiva (UTIs): duas Adulto, uma Pediátrica, uma Neonatal, uma Coronariana e uma Pós-Operatório (veja mais detalhes abaixo). Mas, qual a importância dessas unidades?
A UTI é um ambiente diferenciado que visa a manutenção da vida e recuperação da saúde de pessoas que necessitam de um acompanhamento mais intensivo. Tem uma série de recursos tecnológicos, muitos aparelhos ligados ao paciente e, nesses locais, os exames de laboratório e a avaliação clínica são constantes.
Na UTI, a equipe de saúde está próxima e sempre alerta para qualquer necessidade. Sempre tem médico e enfermeiro de plantão. A quantidade de técnicos de enfermagem é suficiente para que o paciente seja atendido adequadamente, além dos profissionais de fisioterapia, nutrição, psicologia e serviço social.
ESTRUTURA
O CTI do Hospital Unimed dispõe de equipamentos de última geração para contínua monitoração cardiocirculatória, respiratória e neurológica. Também se destacam os modernos aparelhos preparados para atender a eventualidades da gestação e do pós-parto. Confira a estrutura do centro:
- UTI Adulto: conta com duas unidades que, juntas, têm 19 leitos. Atende pacientes adultos, em estado delicado, submetidos ou não a procedimentos invasivos.
- UTI Pós-Operatório: foi criada para dar suporte aos pacientes submetidos a cirurgias complexas. Possui cinco leitos.
- UTI Coronariana: para esta unidade são encaminhados os pacientes que necessitam de cuidados intensivos em cardiologia, como infartados e submetidos a cirurgias cardíacas. Tem cinco leitos.
- UTI Pediátrica: unidade exclusiva para atender pacientes pediátricos. Dispõe de cinco leitos.
- UTI Neonatal: exclusiva para a recuperação de recém-nascidos prematuros ou com qualquer outro tipo de disfunção. A unidade, que é referência no Norte-Nordeste, possui sete leitos e é a única da rede privada de João Pessoa.
RECOMENDAÇÕES EM VISITAS
Enquanto aguardam a vez para entrar em uma UTI, as pessoas devem permanecer na sala de visitas. O número de visitantes é limitado com a finalidade de prevenir a transmissão de micro-organismos e garantir a tranquilidade necessária ao restabelecimento do paciente. Contudo, é de grande importância para a pessoa internada, de modo a não perder o contato familiar, ter notícias das coisas que são importantes para ela e receber carinho e apoio, que geram conforto físico e emocional.
Antes de entrar na UTI, todo visitante tem de lavar as mãos com água e sabão em abundância. Pode também passar álcool a 70% na entrada do box (quarto) a ser visitado. A higienização das mãos deve ser repetida na saída, depois da visita, evitando a transmissão de micro-organismos nocivos para fora da UTI.
Confira abaixo os horários de visitas às UTIs no Hospital Unimed:
- UTI Adulto (segundo andar): 15h às 15h30 / 20h às 20h30
- UTI Adulto Clínica (sexto andar): 16h às 16h30 / 20h30 às 21h00
- UTI Coronariana: 10h às 10h30 /17h às 17h30
- UTI Neonatal: pais têm acesso livre, com autorização prévia da equipe médica; avós podem fazer visitas aos domingos
- UTI Pediátrica: 10h30 às 11h / 15h30 às 16h
- UTI Pós-Operatório: 10h30 às 11h /16h30 às 17h