Neste Dia Mundial de Luta Contra o Câncer (8), quem passar pela Sede da Unimed João Pessoa, situada no bairro da Torre, terá a oportunidade de acompanhar a ação educativa realizada pela Coordenação de Promoção da Saúde sobre a data, com distribuição de material informativo alertando sobre os fatores que facilitam o aparecimento de tumores cancerígenos.
Durante a manhã, uma equipe de técnicos de enfermagem esteve verificando a pressão arterial e realizando testes glicêmicos junto ao público que se dirigiu à unidade. A ação continua à tarde e tem o objetivo de despertar as pessoas sobre os riscos do câncer, especialmente o de pele, colo do útero e de mama, que são os tipos mais comuns no Brasil.
O cliente José Carlos Guimarães aproveitou a ocasião para verificar as taxas glicêmica e arterial. Aos 70 anos, José Carlos já enfrentou um câncer de pele, indo regularmente ao dermatologista para fazer o acompanhamento de manchas e sinais que aparecem na pele. A também cliente Gláucia Maria afirma que se sente bem aos 55 anos, mas que sempre fica atenta ao próprio organismo e procura orientação médica quando percebe algum sintoma diferente.
ORIGEM DA DATA
De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (INCA), o Dia Nacional de Combate ao Câncer foi criado em 1988 para ampliar o conhecimento da população sobre o tratamento e, principalmente, sobre a prevenção da doença.
A Portaria do Ministério da Saúde GM nº 707, de dezembro de 1988, que regulamenta as comemorações, estabelece que a data seja uma oportunidade para "evocar o importante significado histórico das entidades de combate ao câncer, de consagração aos inumeráveis e valiosos serviços prestados ao país e proporcionar importante mobilização popular quanto aos aspectos educativos e sociais na luta contra o câncer”.